Outros

Fotos: Lucas Lacaz Ruiz/Divulgação

Os artistas plásticos do grupo Ubuntu Caraguá – Ceramista estão com a mostra ‘A Grande Maloca’, parte da exposição ‘Origens Nativos’, em exibição no novo espaço de arte, Origem Cultural, em São José dos Campos.

A exposição é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira em horário comercial, das 9h às 17h, até o dia 31 de julho.

Fazem parte do Grupo Ubuntu os artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Rita Engi, Marilis Burattini e Zandoná

Itinerante desde 2015, a mostra tem o intuito de homenagear 305 etnias indígenas brasileiras e conta com 32 máscaras, nove objetos e uma fotografia que estão dispostos de forma circular, no chão e pendurados, dando a impressão de se estarem dentro de uma grande oca.

Com o objetivo de resgatar os saberes e apresentar ao público elementos ora em extinção, ora em ressignificação, a exposição conta com peças em modelagem cuidadosa e coloração com o uso do engobe, um tipo de óxido, como alguns dos recursos utilizados para gerar no público a percepção de estar em contato direto com as diversas culturas do Brasil.

Os trabalhos apresentados, nesta jornada pelo universo dos índios brasileiros, permitem que a cultura nacional mantenha sua riqueza e a difunda das mais variadas maneiras.

Durante a exibição também há venda de artesanatos confeccionados pelos próprios índios, com parte do valor revertido para suas tribos.

 

Serviço

Exposição “A Grande Maloca” – Grupo Ubuntu Caraguá

Horário para visitação: 9h às 17h, segunda a sexta-feira

Local: Rua Jorge Barbosa Moreira, 58, Vila Ema – São José dos Campos

Mais informações: (12) 3917-9845