Outros

A tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27), às 9h, na Praia do Camaroeiro. A novidade deste ano é que haverá a ‘Benção das Redes’, onde o padre Beto, pároco da Igreja Matriz de Santo Antonio, irá abençoar as redes dos pescadores.

Este ano o homenageado será o pescador José Teixeira de Souza, mais conhecido como Terra Seca, de 58 anos. José Teixeira nasceu em Mombaça, no Ceará, em 12 de maio de 1960, filho de Francisco Teixeira Evangelista, agricultor, e de Antonia Felícia Evangelista.

Teixeira tem 11 irmãos, sendo os quatro mais velhos do primeiro casamento de seu pai, Manoel e Antonio, que viveu e faleceu em Caraguatatuba, Maria, Elisa, Isabel, Francisco e o irmão caçula João, que também viveu em Caraguá.

Por ter nascido no interior do Ceará e ter vivido da agricultura, seus amigos caiçaras lhe apelidaram de Terra Seca.

Cerimônia Barcos ao Mar traz ‘Benção das Redes’ e homenagem ao pescador Terra Seca (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Ele chegou a Caraguatatuba em 1988 para trabalhar na lanchonete do irmão mais velho, Antônio Teixeira, mas se encantou com o mar e com a vida de pescador dos muitos amigos que fez.

O primeiro camarada a lhe ensinar o ofício da pesca do camarão foi Jorge Benedito do Nascimento, o Jorge Gordo, e, tomando gosto, nunca mais deixou a vida no mar. Reconhecido e cadastrado pela Capitania dos Portos e pela Associação dos Pescadores em 1990, até hoje vive da pescaria.

Trabalhou na peixaria Sato e em várias embarcações como o “Barão de Mauá” e o “Raio do Luar” do falecido Sato; “Oceano II”, do Guri; “Flamingo”, do Carlos Minato e no “Itapuã”, do Valdir Cunha do Prado.

Faz cinco anos que adquiriu seu próprio barco, o “Heitor”, em homenagem ao seu neto de seis anos.

Terra Seca casou-se duas vezes. Com a primeira esposa teve três filhos, Antonio Edilberto e José Cledsson, que são marítimos e, vivem em Caraguá e Pedro James, que vive em São Paulo. Sua atual esposa é Jurema Dionísio dos Santos.

José Teixeira ainda foi abençoado com três netos, Fernanda e Heitor, filhos de José Cledsson, e Valentina, filha de Pedro.

A cerimônia ‘Barcos ao Mar’ é parte das comemorações que antecedem a Festa do Camarão, que este ano ocorre em dois finais de semana do mês de julho, do dia 11 ao dia 15 e do dia 19 ao dia 22.