Inaugurado em dezembro de 2016, o Polo Cultural e Educacional ‘Profª Eloiza Andrade Antunes’ tem mais de 1.300m² de área construída e mais de 600m² revitalizados. O prédio acolhe:

  • Sede Administrativa da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba
  • Auditório “Maristela de Oliveira”
  • Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt”
  • Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada”
  • Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros”

Auditório “Maristela de Oliveira” foi inaugurado em 22 de Setembro de 2000, abriga um auditório com 144 lugares, recebe apresentações de espetáculos teatrais, de dança e de música de câmara, pocket shows, projeções e cursos e oficinas da FUNDACC. O espaço climatizado conta com recursos técnicos adequados e é indicado para apresentações intimistas. Todo ano 150 agendamentos são realizados, recebendo um público de mais de 20 mil pessoas.

Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” Tem como função principal a guarda permanente de documentos públicos municipais com valor de prova, informação e histórico, e de difusão de conhecimentos arquivísticos e da história do município.

A sua nova sede conta com um laboratório para triagem, tratamento e higienização de acervos documentais e bibliográficos, e organização documental; amplo espaço para guarda permanente de documentos públicos municipais de valor histórico; espaço de audiovisual; um centro de documentação; recepção e ampla área para pesquisa histórico-cultural, desenvolvimento de projetos e educação patrimonial; totalizando 100 metros lineares de documentos catalogados.

Biblioteca de Artes “Leopoldo Ferreira Louzada”, Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt”  e Biblioteca Pública “Cecília Meireles”

Juntas, as bibliotecas somam um acervo com 20.016 obras e 3.747 usuários cadastrados. Além de 1.491 DVDs e 243 CDs sobre temas ligados à cultura e à arte. Em média, as bibliotecas possuem 10 assinaturas de revistas, contando com os jornais Folha de São Paulo e Estadão, e recebem em torno de 80 a 100 pessoas diariamente fazendo uso dos computadores.

A Biblioteca Pública Municipal “Afonso Schmidt”  foi, em 2016, contemplada no concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência de São Paulo, recebendo kits que ampliam o acesso e a acessibilidade às pessoas com deficiência.

Localização
  • Endereço: Rua Santa Cruz, 396 – Centro
  • Telefone: 12 3897-5660