Eventos

A Igreja Nossa Senhora da Visitação realiza, de 9 a 12 de agosto, na Praça José Marques de Mello, na Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, a Festa de São Pedro Pescador. Neste ano, a homenagem é a Pedro Estevam, antigo morador do bairro e um dos festeiros da festa tradicional.

Durante todos os dias estão previstas a festa social, shows musicais e de prêmios.  Gastronomia típica e artesanato local também estão presentes. Também haverá a tradicional benção das fogueiras sendo que cada uma será acesa em um dia da festa.

A abertura será nesta quinta-feira (9), a partir das 19h30, com missa e procissão. Na sexta, após a missa, a procissão leva a bandeira de São Pedro ao local da festa.

No sábado, a Festa de São Pedro começa mais cedo, a partir das 14h, com apresentações de danças caiçaras. Às 20h, uma carreata com a imagem de São Pedro sai do sitio da família de Pedro Estevam, passando pela Capela Santa Cruz da Cocanha onde haverá a bênção dos carros. Já na Massaguaçu, será abençoada a terceira fogueira e terá apresentação da quadrilha.

No domingo, às 11h, tem a Missa Campal na praça. À noite, haverá a apresentação da Orquestra de Viola Estrela de Ouro.

A Festa é realizada pela Igreja Nossa Senhora da Visitação, com apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.

Homenageado

A festa tradicional de São Pedro tem suas raízes nas crendices populares estimuladas pela religião católica, predominante no país. José Estevam de Matos, casado com Ana Leandro do Prado constituiu um lar e foi morar na Fazenda Mococa, em local conhecido como “Poço Verde”.

Ele trabalhava no cultivo de café e banana e em companhia de outros moradores começou a prestar homenagens ao Santo Padroeiro por eles escolhido, e na forma das comemorações católicas repassadas por outras pessoas, mantiveram a fogueira como centro da festa.

Para homenagear ainda mais seu santo de proteção, deu seu nome a um de seus filhos que passou a se chamar Pedro Estevam de Matos, que ajudava os pais e aos 14 anos de idade aprendeu a arte da pesca.

A família foi expulsa da Fazenda Mococa e se mudou para a Praia da Cocanha. Lá ficaram apenas por dois meses e, de novo, se mudaram agora para o sertão em um sítio que acabou denominado “Sítio do Zé Estevam”.

As festas em honra ao padroeiro continuaram por longo período. Após o falecimento do patriarca, o comando da família foi herdado por Pedro Estevam, nascido no dia 5 de agosto de 1916. Com 29 anos se casou com Margarida Adolfo de Paula e tiveram nove filhos: José, Izolina, Edles, Maria, Luiz, Tereza, Antonio (Toninho) Caroba, Izabel e Juscelina.

Pedro Estevam teve importante função quando foi Inspetor de Quarteirão no bairro Massaguaçu e era muito conhecido por todos os moradores do local. Faleceu com 89 anos de idade e sua esposa com 69 anos. Deixaram seu legado para a família que continuou com o filho “Toninho Caroba”, que até os dias de hoje mantém a tradicional festa que já acontece há aproximadamente 100 anos.

Como o espaço no sítio Pedro Estevam ficou pequeno para o tamanho da festa, passaram a realizá-la no bairro Massaguaçu, em vários locais e até hoje a festa sobrevive graças a Toninho Caroba, sua família, amigos e apoiadores.

Este ano, a Paróquia Nossa Senhora da Visitação, por meio de seu pároco Vladimir Ferreira Coelho, abraçou a festa e a imagem oficial de São Pedro Pescador repousa no altar da Matriz do bairro Massaguaçu.

 

Programação Festa de São Pedro

Dia 09

19h30 – Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Visitação do Massaguaçu e Procissão com a imagem de São Pedro até a praça.

Acompanhamento Banda Municipal Carlos Gomes

20h15 – Bênção da Primeira fogueira.

20h30 – Festa/shows de prêmios

21h – Show Grupo Acaso

 

Dia 10

19h30 – Missa e procissão da bandeira de São Pedro e levantamento do mastro na Praça

Acompanhamento Banda Municipal Carlos Gomes

20h15- Bênção da segunda fogueira

20h30 – Festa/shows de prêmios

21h – Show Zirinho e Banda

 

Dia 11

14h – Início da festa

20h – Carreata com a imagem de São Pedro saindo do sítio do Pedro Estevam passando pela Capela Santa Cruz da Cocanha onde haverá a Bênção dos carros.

Bênção da terceira fogueira

Apresentação de Quadrilha

20h30 – Festa/shows de prêmios

20h30 – Apresentações de dança

21h – Show Especial Sertanejo

 

Dia 12

11h – Missa Campal no local da festa.

20h30: Bênção da última fogueira e show pirotécnico a São Pedro

21h – Festa/shows de prêmios

21h30 – Show Orquestra de Viola Estrela de Ouro