Outros

 

Centenas de pescadores, familiares e visitantes participaram, na manhã deste domingo (27) da cerimônia ‘Barcos ao Mar’, que celebra a abertura da pesca do camarão com o fim do defeso. Esse também é o primeiro ato para o Festival do Camarão, realizado em julho, em Caraguatatuba.

Durante a cerimônia, o prefeito José Pereira de Aguilar Junior anunciou melhorias no Entreposto do Camaroeiro onde fez questão de destacar que o projeto está sendo executado a quatro mãos.

Segundo ele, será feita uma cobertura melhor para atender os pescadores e os consumidores, assim como melhor disciplina nos boxes e melhorias na câmara fria para que se tenha gelo para a comunidade. “O projeto está em fase final de elaboração e logo vamos colocar em prática para atender toda a comunidade pesqueira”.

Para o presidente da Associação dos Pescadores do Camaroeiro, Glaidson Alves Macedo, essa é uma excelente notícia para as 45 famílias atendidas pelo espaço. Essa reforma é importante não só para os pescadores, mas também para a comunidade para realizarmos um melhor atendimento aos nossos clientes e amigos que vem comprar o pescado”.

Segundo Macedo, a última vez que o entreposto passou por manutenção foi 2015 quando houve pintura dos 12 boxes. A última reforma foi em 2014 na parte de dentro desses boxes, sendo que dois deles são para a limpeza dos camarões e pescados.

O prefeito Aguilar Junior aproveitou a ocasião para  anunciar que este ano serão dois finais de semana do Festival do Camarão, de 11 a 15 e de 19 a 22 de julho, uma antiga reivindicação dos pescadores do Camaroeiro. “Hoje desejo que vocês tenham a melhor pesca de todos os tempos que vai gerar renda para as famílias e que o Festival do Camarão seja ainda melhor que em 2017”, disse Aguilar Junior.

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, também destacou a importância do evento e ainda a escolha da homenagem ao pescador José Teixeira de Souza, mais conhecido como Terra Seca, de 58 anos, que veio do Ceará para Caraguatatuba e sempre no mar a sua paixão.

A cerimônia ‘Barcos ao Mar’ contou, ainda, com missa e benção das redes, conduzida pelo Padre Beto, da Igreja Matriz de Santo Antonio, e Procissão Marítima com imagens de São Pedro Pescador e Nossa Senhora dos Navegantes.

O casal Jorge e Gisele Dantas mora há 10 meses em Caraguatatuba e, pela primeira vez, teve a oportunidade de acompanhar a cerimônia. “Muito bonito, quero voltar nos próximos anos”, disse Jorge que também levou sua mãe Sonia Maria Dantas, moradora em São Paulo.