Videoteca

A Videoteca Lúcio Braun abre inscrições para a oficina “Exercícios Visuais a partir da Pintura e da Fotografia” que será realizada no dia 18, sexta-feira, das 14h às 18h. Para se inscrever basta comparecer na sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba –  munido de cópia do comprovante de endereço e do RG.

A oficina oferece 30 vagas para jovens a partir de 16 anos de idade.  O objetivo é transformar a visão do aluno por meio de exercícios visuais onde o participante poderá vivenciar uma poética fotográfica, onde a luz, que é meio, também pode se tornar fim. O Sol e as suas diferentes luzes, a noite e a luz artificial, o olho e teorias da visão, pintores e fotógrafos que exploram a luz como tema são alguns dos aspectos que irão permear a prática fotográfica dos participantes.

A oficina faz parte do programa do Ponto MIS e é ministrada por Gustavo Falqueiro, que é graduado em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura pelo Centro Universitário SENAC de São Paulo e graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP.

Há 12 anos, ele trabalha com fotografia e filosofia. Atua como docente em cursos de formação artística para jovens no Instituo Tomie Ohtake, pela Secretaria de Cultura de São Caetano do Sul e é professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Segundo a coordenadora de Audiovisual da Fundacc, Jaqueline Ferrari, as oficinas são parte da programação do Ponto MIS e completa os cursos já oferecidos pela fundação. “Com as oficinas do Ponto MIS acabamos complementando as oficinas oferecidas na Fundação, tentando assim encaixar temas vinculados a esses cursos, sendo essa uma forma de enriquecer o curso, capacitando alunos, o público em geral”.