Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

Nesta semana, os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Silvar do Prado estiveram no Centro Cultural Sonia Maria Rosa, localizado no bairro do Olaria, região norte de Caraguatatuba, para desenvolver uma atividade do ‘Projeto Jovem Repórter’, elaborado em sala durante as aulas de língua portuguesa.

Os alunos fizeram um tour pelo local e entrevistaram a responsável pelo centro cultural, Aline Braz, abordando questões como: as inscrições e a forma como podem ser feitas, os cursos disponíveis e a motivação para construção da unidade na região.

Durante as entrevistas dona Iolanda Ferreira da Silva, que acompanhava suas netas ao local, foi abordada. Perguntada sobre a importância do centro cultural na região, ela afirmou que quando soube dos projetos oferecidos ficou muito feliz, porque suas netas precisavam de um espaço para o contra turno escolar, já que ficar na rua não era nem de longe uma opção para as meninas.

“Minhas netas viam na televisão o balé, o teatro e sentiam vontade de aprender. Estou muito feliz e gostaria de convidar as mães e avós a tirarem as crianças de casa e da rua para se desenvolverem no caminho certo. E aqui temos essa oportunidade para nossas crianças crescerem do lado bem”, completou.

A entrevista realizada no centro cultural foi feita a pedido dos próprios alunos. “Escolhes porque achamos interessante já que aqui, o bairro, tem uma imagem ruim. Então, ter um lugar com um monte de projetos é muito bom e ficamos muito interessados”, contou a aluna Letícia Cabral Ferreira.

Para a aluna Camila Diniz o ‘Projeto Jovem Repórter’ realizado na escola é “tenso, mas bom. É gratificante, aprendemos muitas coisas”.

O Centro Cultural Sonia Maria Rosa é uma extensão da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba no bairro Olaria. Foi inaugurado no mês de abril de 2019 e atende aos moradores do bairro e região com cursos de balé, balé baby class, balé infantil, dança urbana, urban mix, reciclando arte, inglês kids e teen e violão. Todas as oficinas são gratuitas.

 

Sobre o Projeto Jovem Repórter

O projeto vem sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Silvar do Prado ao longo do 3º bimestre de 2019 com os alunos do 9º ano A, B e C, nas aulas de língua portuguesa.

Tem como objetivo: identificar algumas características dos gêneros discursivos jornalísticos, em especial notícias, em mídias impressas, televisivas e online. Reconhecer a importância do texto escrito no jornalismo impresso, televisivo e online e perceber os pontos de contato e distanciamento entre oralidade e escrita.

Posts Relacionados