Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

A Comissão Municipal Setorial de Ecologia da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realizou, nesta semana, a ação ‘Arte em Bueiros’, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro da cidade.

O projeto conta com o apoio do Gabinete e secretarias de Educação, de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão e Serviços Públicos (SESEP).

O ‘Arte em Bueiros’ tem como objetivo chamar a atenção para o caminho percorrido pelo lixo descartado de maneira incorreta pelos bueiros da cidade em direção ao mar.

Em sua primeira ação, o projeto levou crianças da Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Professora Adolfina Leonor Soares Dos Santos, localizada no bairro do Sumaré, para pintar formas marinhas nos bueiros da praça, acompanhadas da frase “o mar começa aqui”.

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Os moldes para as pinturas foram confeccionados pela diretora de Cultura da Fundacc, Suelly Loyola com o auxílio da coordenadora de Ecologia, Bruna Caldas.

Para preparar as crianças para a ação na praça, o ambientalista Roque Alves Pereira, membro da Comissão Setorial de Ecologia da Fundacc e da ONG Caraguatás Ambiental fez um trabalho com a escola falando sobre temas pertinentes à grade curricular do 5º ano, como: fotossíntese, biodiversidade, cadeia alimentar, lixo e o cotidiano.

Segundo Roque, “pegamos alguns temas para que as crianças pudessem entender a importância desse trabalho e soubessem que todo resíduo que cai no bueiro, fatalmente, vai parar no mar e assim pudessem tomar consciência e também conscientizassem seus pais e outras pessoas que estejam ao redor”.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, “é muito importante a participação das crianças neste projeto, pois trabalhar temas sérios como este, de forma leve e lúdica, gera muitos resultados. Tenho certeza que projetos assim tornarão nossas crianças adultos mais conscientes amanhã”.

Para o próximo ano letivo, a ideia é envolver as demais escolas do município para a intervenção em bueiros de espaços públicos de diversos bairros de norte a sul de Caraguá.

A coordenadora da Fundacc agradeceu parceiros que doaram materiais para a execução do projeto como Top Tintas e Lírio do Vale, Cirúrgica e Ortopédica.

 

Drielly Leite

Jornalista Responsável: Mara Cirino

Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com   

Posts Relacionados