Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

O Grupo Ubuntu Caraguá – Ceramista e Santo de Casa inaugura neste sábado (14), a partir das 15h, a exposição ‘Retábulos’, no Museu de Arte Sacra de Santos. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, até 31 de janeiro de 2020.

O Projeto ‘Retábulos’ é composto por 13 peças em argila e madeira – que ficam por trás ou acima dos altares de igrejas e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo – tem como objetivo recuperar o sagrado que existe em cada artista, o que não o torna necessariamente uma experiência religiosa. Ele se constitui de uma necessária prática de se religar com o mundo, possível de acontecer em diversas manifestações, que vão desde as origens de cada um até a devoção ao próprio trabalho.

A liberdade de estabelecer o que cada relicário comporta aponta para a maneira de relação do artista com o mundo e a maneira como o interpreta, tanto como pessoa como criador visual. Dessa maneira, o retábulo funciona como a expressão de uma percepção da realidade.

Segundo o grupo, um projeto como este estimula as conversas do artista com sua própria existência e entre os participantes. Desse processo, resulta a comunicação com o público, pois a narrativa que cada relicário comporta se concretiza no momento em que ele dialoga com os indivíduos que veem o retábulo e com ele estabelecem a sua troca.

As relíquias sagradas de cada artista que participa do projeto ganham, assim, um novo valor ao obter o espaço público, o que para o grupo é maravilhoso, pois a beleza da arte está justamente no encanto do momento em que o individual se torna universal.

Assim, o sagrado pessoal ganha uma nova dimensão, atingindo a tudo e a todos, com força, mas sem perder a sutileza.

Serviço

Exposição ‘Retábulos’ – Grupo Ubuntu Caraguá – Ceramistas e Santo de Casa

Abertura: 14/12, sábado

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h

Local: Rua Santa Joana D’Arc, 795 – Sopé do Morro São Bento – Santos

 

Drielly Leite

Jornalista Responsável: Mara Cirino

Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com   

Posts Relacionados