Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

Pela primeira vez evento foi transmitido, ao vivo, pelas redes sociais, e mais de 10 mil se emocionaram

Uma Encenação da Paixão de Cristo para ficar na história de Caraguatatuba. Foi o que ocorreu na noite de sexta-feira (14), na Praça da Cultura, que reuniu mais de 20 mil pessoas. Outras 10 mil acompanharam tudo pelas redes sociais na primeira exibição ao vivo nos 10 anos da atração. Sobram elogios e comparações até mesmo com filmes e novelas devido à qualidade do espetáculo.

“Este foi o primeiro ano que consegui assistir pessoalmente e minha filha chorou de emoção com a cena da crucificação. Ela me dizia que não queria que papai do Céu morresse”, contou Rosinete Dionísio da Câmara Pires 34 anos, ADI, moradora no bairro Itaunas, em Caraguá.

Também pela primeira vez assistiu a dona de casa Silvia Helena Pinto, 42 anos, de Lorena, junto com a filha Eloá Bertolini Maruco, 9 anos. As duas saíram extasiadas da apresentação e com os olhos marejados. “Amei. Tava muito legal. Eu não sabia direito a história de Cristo e os detalhes ficaram incríveis, foi emocionante”, disse a pequena. Seu depoimento foi corroborado pela mãe que fez questão de dar os parabéns a todos os envolvidos. “Muito bonito, simplesmente maravilhoso”.

O casal paulistano Dilse Rocha Teixeira Martins, 62 anos e Pedro Cardoso Martins, 63 anos, conta que é a quarta vez que acompanha a encenação e a cada ano está melhor. “Amamos, viemos pela quarta vez aqui e adoro. É um trabalho bonito, com som maravilhoso e sempre recomendo e divulgo dentro do que posso”, disse a aposentada. “Ano que vem estaremos de volta”, completou seu marido.

Nova estrutura

Realizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural e a Prefeitura de Caraguatatuba, este ano a encenação foi um marco na história da cidade. O palco de Pilatos foi reconstruído e contou com iluminação especial. No total, foram quatro palcos móveis que juntos somaram 700 m² de estrutura, mais o palco de concreto da Praça da Cultura, e uma iluminação três vezes maior que a do ano anterior.

Números de impressionar aos olhos em relação à produção e transmissão. Foram 752 comentários, mais de 1 mil curtidas e 545 compartilhamentos. Neusa Santos fez questão de informar que estava assistindo diretamente de Porto Seguro (BA). Lucia Helena de Vaga disse que estava mais bonito que os filmes na TV. Douglas Conceição elogiou as estruturas de som e luz. “Este ano fantástico!”.

Quem também não conteve a emoção foi o prefeito Aguilar Junior que acompanhou tudo de perto. “Lindo ver a encenação daquilo que a gente crê, é a nossa fé traduzida em palavra e os atores exteriorizaram isso de forma emocionante. Todos estão de parabéns e ano que vem será ainda melhor, sempre surpreendendo”.

Para a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o momento é de agradecimento ao diretor do espetáculo, Heron Carillo e a todos os envolvidos. “Meu muito obrigada aos funcionários e voluntários porque sozinhos não somos ninguém e juntos mostramos que fazemos a diferença”.

Com sensação de dever cumprido, o diretor do espetáculo lembra que foi mais de um mês trabalhando 12, 14 horas por dias, “mas com muita felicidade para concluir esse grande desafio de ver as pessoas atuando, se empenhando, dando o melhor de si. E ainda temos de agradecer porque não choveu. Foi tudo muito bonito, maravilhoso”.

Jesus

Cenas como a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo sempre marcam quem assiste. Mas para ele, Mauro Morais, que interpreta Jesus há 10 anos em Caraguá, cada ano um sentimento é reforçado. “Este é um papel emblemático, comecei fazendo Cristo nos meus 18 anos de carreira, sendo 10 deles só em Caraguá. A cada interpretação, sempre acabamos revendo coisas novas, a nossa humanidade. Quem tiver oportunidade de fazer, faça. A gente se sente muito humilhado porque essa é uma minúscula parte do queEle sofre por nós e serve pra gente rever nossas atitudes, até que ponto a gente se entrega na mão de Deus”.

Posts Relacionados