Folclore

A Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio, do bairro do Tinga, realiza neste sábado (12/1), a partir das 16h, na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, no Tinga, a 20ª edição da Festa de Enceramento  das Cantorias de Santos Reis de Caraguatatuba.

A manifestação religiosa celebra o fim do ciclo natalino e reproduz a passagem bíblica em que Jesus Cristo foi visitado pelos Reis Magos Melquior, Baltazar e Gaspar.

O cenário da festa reproduz o caminho dos reis até o presépio e conta com missa solene e um jantar produzido com alimentos doados pelos donos dos presépios visitados durante os meses de novembro e dezembro e outros parceiros, que é oferecido a toda comunidade.

A Companhia é formada por músicos que tocam violas, cavaquinhos e pandeiros, entre outros instrumentos, além dos integrantes que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis. A coroação dos novos rei e rainha também é destaque da festa.

A 20ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba é uma realização da Cia. de Folia de Santos Reis de Santo Antônio do bairro do Tinga com o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura de Caraguatatuba.

Tradição

As 71 anos, seu Edil de Almeida do Espírito Santo é o coordenador da Cia. e conta sobre os desafios de manter essa tradição. Sua casa é a primeira a receber os foliões, logo de manhã, para o café e salva ao presépio.

Segundo ele, nos mais de dois meses foram visitadas 48 casas simbolizando a visita pela chegada do Menino Jesus. Essa tradição ele vive desde os 7 anos, quando o pai comprou seu primeiro violão. “Na época, custou 3 Cruzeiros e era muito caro! Mas hoje tenho muito orgulho de seguir essa tradição”, relembra ele que de 11 irmãos, é o único que mantém viva essa tradição que atravessa gerações.

Agora, sua expectativa está voltada para o neto Marcos Alexandre, de 12 anos, que já ganhou seu cavaquinho. “Enquanto tiver resistência para carregar a bandeira (festa) assim o farei”.

Cia. de Folia de Reis

A Cia. de Folia de Reis de Santo Antônio do Tinga foi criada em 1998 por Francisco Paulo da Silva, seu irmão Antônio Francisco da Silva e por José Cardoso da Silva, que desde 1963 já participavam de outros grupos de Folia de Reis em São José do Barreiro (SP).

Os três ensinaram aos moradores do bairro Tinga o verdadeiro significado desta tradição. Atualmente, o grupo conta com 13 integrantes.

Serviço

20ª Festa de Folia de Reis de Caraguatatuba

Data: 12/1, sábado

Horários:

16h – Chegada da Bandeira

17h30 – Saudação ao Presépio

18h – Missa Solene

20h – Jantar

22h – Passagem da Coroa

Local: EMEF Lúcio Jacinto dos Santos

Endereço: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75, Tinga, Caraguatatuba

Entrada Franca