Outros

Com o recinto lotado de convidados e visitantes, a abertura da 20ª edição do Festival do Camarão de Caraguatatuba mostra que o evento veio com muito mais novidades. A decoração e atrativos implantados chamaram a atenção de quem prestigiou a cerimônia.

Um dos elogios foi do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Rodrigo Tavano, que destacou a estrutura oferecida para os participantes,que oferece capacidade para 10 mil pessoas por dia, mas de uma forma mais agradável.

“Quero parabenizar a Silmara (Mattiazzo) à frente da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) pelo que hoje encontramos neste festival”.

Tavano destacou que com o Comtur estão 85% dos empresários que geram emprego na cidade e a importância de eventos dessa proporção.

Emocionada, a presidente da Fundacc fez questão de parabenizar toda sua equipe de trabalho que correu nos últimos três meses para que a festa saísse da melhor forma possível. Também lembrou ao prefeito Aguilar Junior pela incumbência que deixou em suas mãos e o resultado que entregava na abertura do festival.

Ao povo caiçara, que é a origem desta festa que completa 20 anos em 2017, ela destacou que coincide com o povoado que se formou há 160 anos próximo de uma igreja, de pescadores que retornavam para sua casinha caiçara, como a recriada na festa, depois de longo dia de trabalho no mar e ali descansavam, criavam seus filhos. “Uma mistura de povos, cores, raça que formou a nossa população e meu coração pulsa por esse povo caiçara que hoje é lembrado em cada uma das fotos penduradas na Praça de Alimentação e que conta cada ano de lida”.

Ela desejou que todos possam comer bem, se divertir, ouvir boa música e ser felizes.

Antes de abrir oficialmente o Festival do Camarão, o prefeito Aguilar Junior disse sobre a importância da tradição dessa festa que gera renda, emprego e cultura. “É a possibilidade das pessoas viverem um pouco da nossa cultura caiçara”.

Ele ainda acrescentou que “são cinco dias fantásticos, de confraternização, de amizade, que é o que temos a proporcionar hoje. Essa festa tem história e não poderíamos contá-la de outra forma”.

Aguilar Junior também destacou o ambiente de estrutura mais aconchegante e as novidades inseridas no cenário que poderão ser aproveitadas desde a criança ao mais velho.

Destaque ainda para o casal de “camarões’ que podem ser usados para tirar fotos, os crustáceos gigantes no caldeirão, além da frase Amo Caraguá, que ficará como atrativo turístico para a cidade.