Outros

O tradicional Festival do Camarão, realizado entre os dias 12 a 16 de julho, pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba –  e Prefeitura, em parceria com  a Associação dos Pescadores do Camaroeiro, comercializou quase 10 toneladas de alimentos. Foram seis toneladas de camarão sete-barbas, 1,8 tonelada de camarão branco e duas toneladas de mandioca vendidos das mais diferentes formas.

A festa, que completou sua 20ª edição, teve mais de 45 mil pessoas presentes e apresentou diversas novidades. Com uma decoração toda feita em tecidos brancos e laranjas, o comentário que se ouvia do público em geral era que o espaço tinha se tornado mais aconchegante e bonito.

Com novas atrações, o painel com os dizeres “Amo Caraguá” fez sucesso entre jovens, adultos e crianças que subiam em suas letras e batiam fotos nas mais variadas posições. Além deste, dois painéis com desenhos de camarões, onde os visitantes podiam colocar o rosto e se transformar no crustáceo, foram colocados na entrada e o sucesso foi garantido.

A programação do palco contou com atrações musicais da hora do almoço até o final do dia, sempre com cantores locais e convidados que não deixavam faltar música para curtir, enquanto os presentes saboreavam os pratos feitos pelas famílias dos pescadores do Entreposto do Camaroeiro.

A tenda do MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – chamou a atenção pela sua variedade de exposições, incluindo a dos alunos da Oficina de Fotografia “Meu Olhar Fala” e a dos escritores locais, que comercializaram seus livros.

A Tenda das Artes foi outro sucesso. Artesãos da cidade puderam mostrar seu trabalho e pela primeira vez comercializá-lo. O que valorizou seu trabalho.

O presidente da Associação dos Pescadores do Camaroeiro, Glaidson Alves Macedo, o Gresso, destacou as mudanças presentes na festa que valorizaram ainda mais o evento. “Nunca tivemos uma decoração assim, as pessoas curtiram vim para a festa, vendemos mais que o esperado e ainda foram dias muito bonitos”.

Na análise da presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, o Festival do Camarão superou qualquer outra expectativa. Segundo ela, os pescadores aderiram à ideia de introduzir novos pratos como camarão na mini moranga, estrogonofe, panqueca e talharim, que fizeram sucesso entre o público, fora as novidades como os painéis de camarão e o ‘Amo Caraguá’.

“Durante a festa e até agora recebemos elogios pelo Festival do Camarão. Por isso, quero agradecer toda a minha equipe e ao prefeito Aguilar (Junior) que não mediram esforços para que esta festa fosse um sucesso”.