Em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – realiza no dia 17 de maio o Viagem Literária, programa do Governo que promove encontros com o objetivo de dinamizar a programação das bibliotecas municipais no Estado.

A Cia. Som em Prosa inicia a programação com uma divertida Contação de Histórias, que será realizada às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal Afonso Shimidt, no prédio da Fundacc. “Cheiro de fulô” é o projeto da Companhia.

Em Caraguatatuba,serão quatro eventos gratuitos e abertos a toda comunidade nos meses de maio, junho, agosto e setembro. Além da Contação de Histórias, em junho o Viagem Literária também oferecerá um bate papo com escritores (infanto/juvenil e adulto) e, em setembro, uma Oficina de Escrita Criativa.

No total, o programa organizará 360 eventos, envolvendo 18 grupos ou contadores de histórias e 36 escritores brasileiros, além da oficina em cada uma das bibliotecas participantes.

Priorizando a realização dos eventos nas bibliotecas, o programa quer atrair novos públicos para usufruir dos serviços especializados e gratuitos que o equipamento oferece, aumentar o número de usuários e frequentadores e incentivar o gosto pela leitura.

Cia. Som em Prosa

Formada por Ana Antunes e Tulio Crepaldi, a Cia. desenvolve trabalhos desde 2008 e contando histórias desde 2013, em eventos da POIESIS, na rede de Livrarias Saraiva de São Paulo, desenvolvendo contações interativas e musicais, tais como os Projetos Conta Shakespeare, Chão Batido, Canto Bonito. Circulam por bibliotecas, unidades do SESC e outros espaços.

Ao longo de suas carreiras, ela foi indicada como melhor atriz coadjuvante no Festival Curta Teatro SESI (festival de Tatuí) e prêmio de melhor atriz pela Associação Teatral de Sorocaba. Ele foi premiado por dois anos consecutivos no Festival Internacional de Teatro de Macaé – RJ (2007-08), além de ser parceiro de músicos como Kiki Donucci.

Viagem Literária

Foi lançado em 2008 pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e está em sua 10ª edição.

Desde o início, mesmo tendo assumido diferentes formas, manteve seu objetivo de promover encontros de escritores, contadores de histórias e outros importantes artistas brasileiros com frequentadores das bibliotecas públicas de municípios paulistas.

São encontros descontraídos que dinamizam a programação cultural e dão protagonismo às bibliotecas do Estado. Este ano, são 90 cidades participantes.

Viagem Literária – Contação de Histórias com a Cia. Som em Prosa

Data: 17/5 (quarta-feira)

Horário: 9h | 14h

Local: Biblioteca Afonso Shimidt – Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, Centro, Caraguatatuba