Telefone

12 3897-5660

E-mail

contato@fundacc.sp.gov.br

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 8h às 17h30

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, o Corpo de Baile de Caraguatatuba e os artistas orientadores das Oficinas Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba prestam homenagem a todos os artistas da dança com coreografias em vídeo publicado nas redes socais.

Segundo a coordenadora de danças da Fundacc, Cristina Neves, embora não tenha sido possível comemorar este dia com apresentações, não poderíamos deixá-lo passar em branco. “Pedi para que todos gravassem algo em casa e nos enviasse para que pudéssemos comemorar a data, mesmo que à distância”, disse.

O Dia Internacional da Dança também é conhecido como Dia Mundial da Dança, data destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança.

“A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de danças, cada um com a sua própria personalidade e o Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas”, contou a coordenadora.

Origem

O Dia Internacional da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Já o dia 29 de abril foi escolhido em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé e ficou conhecido por ter escrito uma das obras mais importantes da história sobre a dança, “Lettres sur La Danse” ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Confira os vídeos abaixo:


 

Drielly Leite

Jornalista Responsável: Mara Cirino

Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com

Posts Relacionados