OutrosFotos: JC Curtis/Fundacc

Com o tema ‘A Política das Paixões’, o Prof. Dr. Rodolfo Rachid encerra no dia 12 de setembro a Trilogia da Moral, iniciada com as palestras ‘Os Caminhos da Ética’ e ‘O Elogio da Liberdade’. O encontro será na quarta-feira, às 19h30 no Auditório Maristela de Oliveira, na sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A entrada é um livro infantil novo ou usado. Os participantes terão direito a certificado.

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Rodolfo Rachid vem se dedicando aos estudos do pensamento clássico, articulando-o à contemporaneidade, visando esclarecer os dilemas da sociedade atual, a partir daquilo que Michel Foucault chama uma arqueologia dos saberes.

“A palestra fecha o ciclo A Trilogia da Moral, iniciada com Os Caminhos da Ética e O Elogio da Liberdade, tecendo uma cosmovisão do homem contemporâneo e suas principais questões como a ética, a liberdade e a política, em uma chave complexa, contemplando a filosofia, a história da arte, a literatura, a teoria do direito”.

Rachid explica que desde o “Quatroccento” italiano, época do apogeu do platonismo na corte de Lourenço, o Magnífico, a política vem sendo entendida como o campo da lógica de forças, sendo requerido ao bom governante, de acordo com Niccoló Machiavelli, possuir a astúcia da raposa e a força do leão, evocando os dois heróis principais da épica homérica, Odisseu e Aquiles.

Ainda conforme ele, desde então, a política é compreendida como um sucedâneo do Real, cujo funcionamento é bem diverso do da ética, preceituada pelos Antigos, notadamente Platão, para quem a ‘pólis’, em sua obra Timeu, deve ser um reflexo da harmonia cósmica.

“Em uma sociedade, cuja racionalidade perde espaço para forças irracionais, urge discutir o verdadeiro significado da política a fim de redimensionarmos a amplitude e a profundidade da esfera pública para que não reavivamos o obscurantismo de tempos sombrios. A exposição se pretende um convite à reflexão e à ação, binômio inseparável de toda atividade intelectual”.

 

Serviço

Palestra ‘A Política das Paixões’

Dia: 12/9 – quarta-feira

Horário: 19h30

Local: Auditório Maristela de Oliveira (Fundacc)

Endreço – Rua Santa Cruz, 396 – Centro – Caraguatatuba

Informações: (12) 3897-5660 – Ramal – 681