Outros

Crianças acompanham narração de história no
Auditório Maristela de Oliveira.

Pelo menos 600 alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participam, entre os dias 13 e 15 de março, no auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, do espetáculo Histórias Daqui e de Lá, projeto de narração de história promovido pelo grupo A Fabulosa Companhia – Teatro de Histórias.

Os estudantes acompanham a uma apresentação que reúne contos populares brasileiros, africanos e indígenas. Uma contadora é acompanhada por um músico, que pontua as histórias com cantigas criadas especialmente para o trabalho, e recuperando outras da cultura popular. Objetos, pequenas peças de figurinos e adereços são utilizados para trazer o aspecto lúdico da narração, criando uma apresentação intimista que recria as narrativas populares. Cada apresentação tem duração de 50 minutos

A Fabulosa Companhia – Teatro de Histórias

A Companhia foi fundada em 2010 por Simone Grande e Eric Nowinski, artistas que se uniram sob a ideia de pesquisar a arte narrativa na contemporaneidade, além de realizar projetos envolvendo teatro, literatura e narração de histórias, investigando a relação entre a palavra escrita e a oralidade, a narrativa e a atuação conjugadas na figura do ator-narrador.

Originários da companhia parceira, o grupo “As meninas do Conto”, Simone e Eric entenderam a necessidade de ampliar o contato com o público adulto (já que a identidade daquele grupo é associado às crianças), e a possibilidade de trabalhar também com atores, e não somente atrizes. Com apenas dois anos de existência a cia já acumula elogios da crítica e do público além de prêmios.