Cine-Foto-Som

Os alunos do curso de fotografia da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba visitam, neste sábado (22), o 14º Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco (PEF 2018). Ao todo, participam da visita técnica 15 alunos acompanhados da professora e instrutora Débora Gérbera.

A PEF é um evento de fotografia internacional que reúne grandes nomes ligados à área, workshops e palestras. Este ano a homenageada é a fotógrafa inglesa radicada no Brasil há várias décadas, Maureen Bisilliat.

Ela é uma das pioneiras na publicação de livros de fotografia e de criação de ensaios baseados na obra literária de nomes como João Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Adélia Prado. Maureen pretende, ainda, apresentar ao público seu nome filme, ‘Equivalências’.

há a presença confirmada do fotógrafo Araquém Alcântara, um dos maiores documentaristas da biodiversidade brasileira e um fenômeno no Brasil em relação ao número de publicações. São 50 livros em meio século de fotografia que discutem questões que estão para além do meio fotográfico, com o foco na cultura e no meio ambiente brasileiro.

Para os organizadores do festival, hoje vive-se em um mundo cada vez mais densamente mediado por imagens. Um mundo assombrado por ameaças e incertezas, perigos e potencialidades. Nesse contexto a fotografia assume não raro a o poder de projetar um futuro. Não expressa mais o ‘isso foi’, mas ‘o que será?’.

Desta forma, ao revelar o presente, ao refletir sobre os caminhos que a humanidade está tomando, os convidados do Paraty em Foco 2018 discutem o papel ativo das utopias e das distopias na cultura contemporânea. O festival está balanceado com fotógrafos provenientes de mais diversas áreas, tendo como divisa o lema, “Um Evento para Todos os Olhares”.