Outros

Bailarinos do espetáculo “Colheita”, coordenadores da Fundacc e a presidente, Silmara Mattiazzo | Fotos: JC Curtis / Fundacc

Inaugurado no dia 15 de dezembro de 2004, o Teatro Mario Covas, de Caraguatatuba, comemora 13 anos de funcionamento. Na última sexta-feira, a festa foi com a estreia do espetáculo de Dança “Colheita”, com o Corpo de Baile de Caraguatatuba. O espaço também voltou a ter seu sistema de refrigeração na potência máxima.

Passando por diversos administradores, o Teatro sempre recebeu o público de portas abertas, com o intuito de difundir a cultura a todas as pessoas e gostos. Ele é ligado à Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Só neste ano foram 58.460 pessoas atendidas, entre os 91 espetáculos, 53 eventos, 59 workshops, duas exposições, projetos e alunos.

Berço para inúmeros artistas, recebeu eventos como Litoral Encena, Festival Estudantil de Teatro, Circuito Cultural, entre outros. Também foi palco para inúmeros artistas experientes como Regina Duarte, Chico Anysio, Tom Cavalcante, Tiago Iorc, Jair Rodrigues, Zizi Possi.

Democratização

É com essa palavra que a atual gestão do prefeito José Pereira Aguilar Junior quer que o teatro seja lembrado. Um espaço que possa receber todas as pessoas, trazendo de grandes peças a espetáculos populares e gratuitos. Assim resumiu a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, no seu discurso que precedeu o espetáculo de dança convidado.

“Uma aluna relatou que algumas pessoas deixam de vim ao teatro por não se sentir digna de estar aqui e isso me incomodou muito”.

Ela fez questão que frisar que “independente de qualquer pessoa que venha me substituir, que esse teatro possa abrir as portas para que todas as pessoas tenham acesso”.

Desde o início do ano o Teatro Mario Covas tem recebido uma atenção especial da administração municipal com recuperação e limpeza de fachada, colocação de lâmpadas de led nos corredores para facilitar o acesso do expectador, troca de fiação elétrica, implantação de elementos culturais que estavam abandonados e a principal que foi a recuperação do sistema de ar condicionado que conta com seis aparelhos.

25 anos

Junto com o aniversário do TMC, a Fundacc comemora neste mês seus 25 anos de implantação. O idealizador e primeiro presidente da fundação, Pedro Norberto, esteve presente no Teatro e disse estar muito feliz em ver o quanto a instituição progrediu.

“A Fundacc é hoje uma referência cultural não só na nossa região, mas no Estado de são Paulo. Quando se fala dela a gente se apaixona. O que se faz de coração e alma nós conseguimos realizar”.

Representando o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Urbanismo, Ricardo Gaspar, que também já esteve à frente da Fundacc, lembrou sobre a importância das parcerias com outras secretarias municipais. “A Silmara era secretária da Educação quando eu presidia a Fundacc e sempre foi nossa parceira, tanto que a gente brincava que o nome dela era ‘Sim, Mara’, pois sempre nos atendia”.

Despedida

A estreia do espetáculo ‘Colheita’ serviu também para a despedida de Cristian Rocha do Corpo de Baile de Caraguatatuba. Bailarino há 20 anos, 16 deles foram dedicados à Companhia.

Ele foi homenageado por seus colegas de palco e toda a equipe do Teatro Mario Covas e Fundacc.  Rocha agradeceu o estímulo dos pais, da esposa Elisa, que também é bailarina e à presidente Silmara que sempre permitiu que seguisse a companhia nas apresentações pelo Estado afora.