Arquivo Público

O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana  completa 20 anos no próximo dia 20 e, em forma de comemoração, traz o Ciclo de Palestras “Os arquivos como caminhos para o conhecimento”. O objetivo é mostrar a importância do arquivo para a cidade.

Voltado para estudantes, professores, supervisores e coordenadores da Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino do Estado, funcionários públicos de Caraguatatuba e todos que se interessar, o ciclo de palestras conta com uma extensa programação que começa a partir das 8h30 com o credenciamento dos participantes.

Arquivo Municipal de Caraguatatuba comemora 20 anos com Ciclo de Palestras (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Às 10h terá a palestra “Projeto Meu Pequeno Caiçara” com a professora Edna do Espírito Santo Assis. Professora e auxiliar de desenvolvimento infantil, historiadora e especialista em Educação e Gestão Escolar, ela contribuiu para o fortalecimento e difusão do Arquivo Arino Sant’Ana de Barros. Foi grande parceira no Projeto de História Oral Recontando Caraguá, responsável pelo registro da Memória por meio de publicações e documentários.  Também atuou como arte educadora do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, e educadora social pela Secretaria de Assistência Social.

Logo em seguida, às 11h, a professora Rose Teles aborda o tema “Coletivo Memória Contada (agosto 2010 – 2017)”.  Professora de Língua Portuguesa, ela levou alunos da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima para o Arquivo Arino Sant’Ana de Barros e para o Arquivo do Público do Estado de São Paulo para a realização de importantes pesquisas sobre a Ditadura Militar, com ênfase na trajetória do militante, professor e artista plástico, Antonio Benetazzo – ex-morador de Caraguatatuba. Essas pesquisas propiciaram a realização do livro ‘Benetazzo Presente!’, a publicação de um jornal, doados ao Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros juntamente com obras de arte e, posteriormente, em parceria com a Fundacc, um livreto com a vida de Benetazzo em cordel.

Às 14h é a vez da Mestra Carolina Santos Daher, que apresenta a palestra “Desafios para a Conservação da Mata Atlântica (PESM)”. Ela trabalhou no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba e no Parque Estadual de Ilhabela, dentre outras Unidades de Conservação – UCs. Ecóloga, Mestre em manejo de áreas naturais protegidas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP, atualmente é doutoranda pela UNICAMP com projeto sobre a gestão das Unidades de Conservação do Litoral Norte Paulista e as compensações ambientais das obras do complexo Tamoios.

A última palestra, às 15h30, será “Projeto CLIMA – Ciranda de Literatura, Imagem e Meio Ambiente” com os professores José de Barros Pinto Filho e Emerson Reis de Oliveira.

José de Barros, conhecido como Professor Z, é Bacharel e Licenciado em Geografia  pela UNICAMP e Mestre em Educação Ambiental pela Universitat de Girona/Espanha. Possui experiência nas áreas de desenvolvimento comunitário, turismo sustentável, planejamento urbano e em projetos socioambientais que promovem a literatura, a fotografia e o audiovisual.

Emerson Reis é historiador, professor, pedagogo, produtor musical e musicista, formado pela UNIMODULO e Berklee College of Music. Atua na área de educação há 11 anos em instituições privadas e governamentais.

O Ciclo de Palestra é gratuito e os participantes receberão certificados por email. Ele será realizado no Auditório Maristela de Oliveira que fica na sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba localizada na Rua Santa Cruz, 396, no Centro.

O evento é uma realização do Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” em parceria com a Fundacc, a Secretaria Municipal de Administração e a Prefeitura de Caraguatatuba.

 

Serviço

IV Ciclo de Palestras: 20 anos abrindo caminhos para o conhecimento

Dia: 20/3

Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Auditório Maristela de Oliveira