Arquivo Público

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros recebe programação especial durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 3 a 9 de junho em todo país, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (9).

Este ano com o tema ‘Desenhando os Arquivos’ foram preparadas atividades como Rodas de Conversa sobre a cultura regional e exposição de fotos que retratam as mais diversas expressões artísticas e eventos culturais feitos pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba ao longo dos anos.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca o objetivo do arquivo na preservação da história de Caraguatatuba.  “Apoiamos essa semana como forma de manter viva e contar a nossa história”, diz Silmara.

Na segunda-feira (3/6) o Arquivo inaugura em seu saguão a exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’, um acervo de fotografias datadas desde as décadas de 40 e 50 até os dias atuais. Dentre as fotos expostas têm retratos do Carnaval de Antigamente, escolas de samba de Caraguá, capoeira, samba de roda, moçambique e muito mais.

Para a historiadora do Arquivo, Denise Lemes, “o material que estará em exposição é uma verdadeira viagem no tempo sobre a cultura e os trabalhos que a Fundacc fez ao longo dos anos”.

A exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’ pode ser visitada de segunda a sexta-feira, até dia 12 de julho, das 8h às 18h, gratuitamente.

Além da exposição também será realizada a ‘Roda de Conversa – Herdeiros da Cultura desenhando seu espaço no Arquivo’, na terça (4) e sexta-feira (7), a partir das 18h30, no saguão do Arquivo.

O primeiro encontro, na terça-feira será ministrado por Pedro Caetano e tem o tema ‘A Fieira de Timbopeva e o Arquivo’, onde serão discutidos a cultura caiçara local, as diferenças e diversas formas de viver a cultura caiçara na atualidade e sua perpetuação.

Na sexta-feira, a Roda de Conversa será conduzida por Teresinha Marciano Costa com a proposta ‘A Zambô Movimento Negro e o Arquivo’. No encontro, serão discutidos temas como a cultura afro-brasileira, o movimento negro em Caraguatatuba e os trabalhos que a ONG – Organização Não Governamental Zambô vem realizando ao longo dos anos.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Nesta edição o evento propõe discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade e, desse modo, expressa conformidade com a declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, estabelecendo 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.

3ª Semana Nacional de Arquivos

Exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’

Abertura: 3/6, segunda-feira

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h