Quase 20 anos de história do Litoral Norte guardado dentro de caixas foram doados pela escritora e jornalista Priscila Siqueira para o Arquivo Público Histórico e Permanente de Caraguatatuba ‘Arino Sant’Ana de Barros’. A entrega foi oficializada nesta quarta-feira (2) durante a realização do V Ciclo de Palestras e Seminários ‘A Imprensa no Litoral Norte – Sua História e Contribuição para a Cultura Caiçara’ em comemoração ao 21º aniversário do órgão.
A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo e a historiadora do Arquivo, Denise Lemes, aproveitaram a ocasião para entregar à Priscila um pen drive com toda a documentação digitalizada.
“Agradecemos em nome da Fundacc, do prefeito Aguilar Junior e de toda a população de Caraguatatuba por essa nobreza de doar todo esse material. Com certeza, seremos guardiões e propagaremos todo esse material para quem precisar”. Disse a presidente Silmara.
Priscila Siqueira foi jornalista da Folha de São Paulo e da Agência Estado, trabalhando a maior parte da sua vida no Litoral Norte. Entre o material doado estão jornais, documentos de pesquisa, livros, notas fiscais, gravações guardadas no período de 1976 a 1993.
Ela também é autora do livro Genocídio dos Caiçaras, que retrata a expulsão dessa comunidade de suas terras à beira-mar a partir da valorização da região: um registro agonizante da cultura caiçara massacrada pelas grandes empresas que tiraram do povoado seu bem mais precioso, a terra.
Em seu livro denuncia sobre os maus tratos e as agressões à humanidade, vítimas do progresso econômico e da política brasileira, ações que resultaram na morte e na expulsão dos caiçaras que, desprovidos de conhecimento como a escrita, foram engolidos por outros com parâmetros mais avançado que ali chegaram.
Palestra
O V Ciclo de Palestras e Seminários ‘A Imprensa no Litoral Norte – Sua História e Contribuição para a Cultura Caiçara’ contou, ainda, com a participação de jornalistas, radialistas e escritores como Bruna Vieira, Selma Almeida, Fernando Antônio Braga Siqueira, Ednelson Prado, Salim Burihan, Pitágoras Bom Pastor Medeiros, Roberto Espíndola, Fábio Ferreira, Caçula e Jota Parreira (ISTV).
Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Módulo também tiveram a oportunidade de debater com os presentes sobre o papel da imprensa no Litoral Norte desde o seu início até os dias atuais.
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Euclydes Ferreira, de Caraguatatuba e representantes da cultura de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba também marcaram presença no seminário.