Fotos: Gianni D’Angelo/Fundacc
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, que foram recebidas pela historiadora responsável pelo Arquivo Municipal, Denise Lemes. Entre elas, estavam o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Talita Carneiro; o presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Adba Cuba; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Junior; os vereadores Cristian Bota e Duda Silva e as secretárias municipais de Educação, Roseli Morilla; e de Governo, Eloíza Andrade Antunes.
O prefeito Mateus Silva parabenizou o Arquivo Municipal e toda sua equipe pelo trabalho de extrema relevância para o município, que vem sendo realizado durante todos estes anos. “O Arquivo tem grandes histórias da nossa cidade ali dentro, histórias de resiliência, de superação, de reconstrução. É a nossa história que deve ser preservada, e isso vem sendo feito com excelência. Hoje essas referências são base para que possamos construir um novo futuro”, finalizou.
Após a cerimônia, a doutora em arqueologia, Cintia Bendazzoli, apresentou seus estudos da paisagem e dos primórdios históricos da região. A palestra reuniu professores, alunos, pesquisadores e interessados no patrimônio documental, cultural e histórico. Na ocasião, a pesquisadora abordou desde o período pré-colonial e suas diferentes ocupações indígenas, até a chegada dos primeiros colonizadores e a consequente formação de novos núcleos de povoação e modos de vida. Para isso, a especialista une saberes próprios da arqueologia e da história com um profundo mergulho em documentos antigos, trazendo à tona dados históricos inéditos.
”Os museus, os arquivos históricos e os estudos científicos, como o que foi apresentado na palestra, tem o potencial de transformar o que sabemos sobre nós mesmos e sobre a história de Caraguatatuba. Essa cidade tem uma identidade própria e ocupou um papel primordial na história do litoral norte paulista. Eventos como este, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Fundacc e do Arquivo Municipal, permitem que esse importante papel seja, cada vez mais, conhecido por todos”, ressaltou a arqueóloga.
Arquivo Municipal
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” completou 27 anos na última quinta-feira, dia 20 de março. Tem como missão proteger, organizar e divulgar documentos relativos à história e memória de Caraguatatuba, bem como atender solicitações administrativas e públicas de informações, com base em seus acervos e pesquisas, de acordo com a legislação estadual e federal, e com as normas arquivísticas.
Compete a ele também, o desenvolvimento de pesquisas pela promoção de eventos de caráter educativo e cultural, incluindo educação patrimonial, no intuito de aproximar o Arquivo Municipal a instituições educacionais e culturais, e da população em geral, por meio de ações e projetos voltados à difusão da História e da Memória de Caraguatatuba e da cultura caiçara.
O Arquivo Municipal está localizado no Polo Cultural e Educacional “Profª Eloíza Andrade Antunes”, no Centro de Caraguatatuba, junto à Fundacc. Mais informações (12) 3897-5662 ou pelo e-mail arquivopublicocaraguatatuba@gmail.com




