Artesanatos e Artes Plásticas

A Câmara Municipal por intermédio do vereador Evandro do Nascimento, mais conhecido como ‘Vandinho’, homenageou na sessão da última terça-feira o artesão Jonatas de Campos Bueno, conhecido como ‘Joca’, pelo prêmio “Mestre da Cultura Popular” edição Leandro Gomes de Barros.

Joca é o primeiro artesão a receber o prêmio em Caraguatatuba, e o 35º colocado dentre dos 200 prêmios distribuídos para pessoas físicas em todo o Brasil.

Morador de Caraguatatuba há 22 anos, o artesão trabalha com arte a mais de 14 anos, tendo em seu currículo projetos junto a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – Sutaco, Fundação Casa,  abrigos do Conselho Tutelar, asilo Pró + Vida, APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais,  SESC – Serviço Social do Comércio de  Taubaté e Bertioga. Atualmente Joca trabalha em um projeto junto a Casa Beija-Flor voltado a crianças e adolescentes e em seu ateliê artes na Ponte Seca, onde também realiza aulas particulares.

Seu trabalho é direcionado a construção de utilitários decorativos fabricados com vegetais regionais como: Taboa, bananeira, bambo, emboaba e pandano.

“Para mim, receber esse prêmio e essa homenagem é como uma coroação por todos esses anos empenhado no meu trabalho e na busca da satisfação dos meus clientes”, contou o artesão.

A premiação “Mestre da Cultural Popular”, que atualmente encontra-se em sua 5ª edição, é promovida pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e tem como objetivo premiar mestres, grupos, comunidades e instituições privadas que mantém vivo o patrimônio da cultura popular do país.