São 20 oficinas nas áreas de fotografia, roteiro, cinema e design gráfico, de norte a sul da cidade
O audiovisual é um mercado que só cresce e abriga vários elementos para que a mensagem, o som e a imagem encontrem a perfeita harmonia. Há uma série de etapas, áreas que precisam ser trabalhadas, como roteiro, direção de vídeo, fotografia, edição, produção, finalização e sonorização entre tantos outros.
Nesse caminho, em busca de incentivar e proporcionar acesso à área, a Prefeitura Municipal por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) cada vez mais amplia o acesso, criando novas oficinas, visando fortalecer e oferecer capacitação às pessoas interessadas no audiovisual. Em 2023 a instituição oferece 20 oficinas na área e ainda há vagas disponíveis. Em 30 anos da instituição, nunca houve tanta oportunidade na área.
“Vivemos em uma época onde o audiovisual está em tudo. Na cultura, ele avança a cada dia. Caraguatatuba não podia ficar de fora e hoje ampliamos as nossas oficinas do setor para preparar ainda mais artistas para esse novo mundo”, enfatiza Malu Baracat, presidente da Fundacc.
Nas oficinas de fotografia, do iniciante ao avançado, os alunos poderão aprender a fotografar da melhor forma com os equipamentos que tem disponíveis, como celulares, tablets, câmeras amadoras ou profissionais e há atualmente aulas em todos os Polos Culturais, em vários horários e dias da semana, para pessoas acima de 14 anos. Para saber detalhes de dias e horários, os interessados podem acessar Oficinas Culturais – FUNDACC e ligar no Polo mais próximo de sua residência.
Para quem quer realizar algum projeto audiovisual, tudo começa pelo roteiro. Desde um documentário até um longa-metragem, os alunos irão aprender como desenvolver o seu roteiro do ponto de vista técnico e criativo. Nesta área, a Fundacc oferece aulas na Biblioteca Afonso Schmidt às segundas-feiras, das 18h às 20h e no Polo do Perequê Mirim, também com idade acima de 14 anos, às quintas-feiras, das 18h às 20h.
Oficinas de cinema estão sendo oferecidas nos Polos do Pegorelli nas terças e quintas-feiras, das 15h às 17h e no Olaria, sextas-feiras, das 15h às 17h para jovens acima de 10 anos. Já no Polo Perequê-Mirim, aulas às terças-feiras, das 18h às 20h, para pessoas a partir de 12 anos. Nas oficinas de cinema, os alunos irão realizar um curta-metragem, passando por todas as etapas de uma produção e assim irão aprender que é possível fazer um filme com poucos recursos mantendo uma qualidade que beira ao profissional.
Há também a oficina de design gráfico oferecida na Biblioteca Afonso Schmidt, terças, quartas ou quintas – feiras, das 18h às 21h, para interessados acima de 14 anos. Utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet e acessíveis em computadores ou celulares, os alunos irão aprender como criar imagens para seus projetos, assim como realizar a gestão de redes sociais, sejam particulares ou para empreendimentos.
“Para mim é um prazer fazer parte deste grande momento para a cultura de Caraguatatuba. Com investimentos na pasta, temos a possibilidade de formar profissionais que irão atuar no município e fomentarão o setor, podendo concorrer aos editais da Lei Paulo Gustavo, Fundo Municipal de Cultura e Aldir Blanc 2, gerando renda para os alunos através da sua arte”, enfatiza Eliotty Caetano, coordenador de audiovisual, fotografia e novas mídias da Fundacc.