LiteraturaFoto: JC Curtis/Fundacc

A autora caraguatatubense, Safira Ferreira dos Santos, 19 anos, uma das vencedoras do concurso ‘Virtudes Em Prosa e Verso’ da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em 2018, lança seu primeiro livro ‘Quem Muito Sente, Sente Muito’, em março, através da editora Helvetia.

Composto por uma coletânea de poemas, textos e contos, o exemplar é considerado pela escritora como “uma obra sensível”, que expõe sua visão sobre o mundo e situações que vivenciou.

Ela conta, ainda, que na infância costumava fazer livros à mão, desenhar as capas e até fazer colagem e ver seu trabalho se tornar real, através de uma editora, “é uma grande realização profissional e pessoal”.

Talentosa, a jovem batalhou para ver seu sonho se concretizar e conta que começou a vender rifas para arrecadar o dinheiro necessário para a publicação, porém, a quantia obtida não foi suficiente até o prazo estabelecido. Mediante a seu esforço a editora se propôs a produzir toda a edição e diagramação sem custo.

E as coisas não param por aí. Safira também recebeu convites para expor sua obra, com direito a tarde de autógrafos, na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty 2019, que ocorre de 10 a 14 de julho, e para o Salão Internacional de Genebra, na Suíça, de 1ª a 5 de maio deste ano.

Para a viagem internacional, ela está em busca de patrocinadores, que queiram investir na literatura regional com o intuito de representar a cidade na Europa.

Finalizando a continuação para seu primeiro exemplar e um livro de fantasia, Safira é também responsável por pequenos livros e peças de Natal, assim como possui obras em antologias físicas nacionais e internacionais como ‘Elo Entre Palavras’, poesia para o III Festival de Poesia de Lisboa, ‘Rascunho Em Uma Noite Túrbida’, conto que foi um dos vencedores do concurso ‘Virtudes Em Prosa e Verso’ 2018 e o poema ‘Quarto Dentro De Mim’, presente na antologia ‘16 Textos ao Som de Vinícius de Moraes’, pela Editora Vecchio no mesmo ano.

Além de autora, ela administra um blog desde 2016 onde expõe seus escritos e indica livros. É consultora da Editora Vecchio, representando a empresa em Caraguatatuba e participa da Comissão Setorial de Literatura da Fundacc.

Este ano Safira inicia com bolsa no curso de jornalismo da Universidade FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.

Sobre a obra

‘Quem Muito Sente, Sente Muito’ é uma obra sensível, logo, terá de ter sensibilidade para decifrá-la.

Com diversos assunto e temas, esses que definem alguma parte específica da autora, se pode notar que há arte, cultura geek, o olhar dentro de si, missões, situações melancólicas, episódios de vida, amor, qual acima de tudo és o amor de Deus.

Esta obra vai te levar a enxergar seu redor de maneira sensível, notando cada pequeno ato, acontecimento e o valor que carrega desde muitas, até poucas palavras.