EventosProjetos e Programas

Lançada no primeiro dia do Festival do Camarão de Caraguatatuba, a campanha #NãoÉMito vai permitir a doação de cadeira de rodas personalizada para crianças de 5 a 14 anos do município. Somente uma turista/moradora entregou para a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural 24 garrafas pet de 2 litros. Para garantir o veículo são necessários 800 quilos do material em alumínio.

Maria Laura Martin da Cunha, 62 anos, mora em Bragança Paulista (SP) e tem Caraguatatuba como sua segunda residência. Ela conta que soube da campanha no final do ano e começou a correr barracas e quiosques, de sol a sol, pedindo e retirando os lacres. “Estavam guardados em casa e quando soube que a Fundacc adot   ou a campanha, trouxe para poder colaborar”, disse.

Ela calcula que foram mais de 64 mil lacres entregues uma vez que cada garrafa pode acondicionar até 2.700 ‘até a boca’.

Além de Maria Laura, quem também doou uma boa quantidade de lacres foi seu José Andrade, 63 anos, morador no Massaguaçu. Ele conta que ia doar para outra cidade até que um amigo falou que escutou sobre a campanha no Festival do Camarão.

Como ele juntou quase 15 quilos de lacre? Começou em 1994, quando estava com 39 anos, porque pensava em fazer artesanato após se aposentar. Desistiu de trabalhar mais, agora curte pescaria, passeio de buggy, e ser solidário.

O vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar, presidente da Câmara, também aproveitou o festival para fazer a entrega de suas duas primeiras garrafas e promete arrecadar mais até o final da semana.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, fez questão de agradecer as doações, ressaltando que com o volume doado e a campanha dentro do Festival do Camarão, em breve, será possível encaminhar os lacres para o Instituto Entre Rodas fazer a cadeira e se tornar de muita utilidade para quem for receber.

“Vamos verificar as prioridades dentro do município para fazer a entrega da primeira cadeira, mas nossa meta é que a campanha cresça e possamos atender quantas pessoas forem necessárias”, disse Silmara.

A campanha é realizada dentro do recinto do Festival do Camarão e as pessoas podem contribuir retirando o lacre de suas latinhas e colocar nas garrafas deixadas em cada uma das 22 barracas participantes do evento.

Após o evento, esses lacres poderão ser entregues na sede da Fundacc – Rua Santa Cruz, 396, Centro, ou em um dos polos culturais localizados no Sumaré, Ponte Seca, Rio do Ouro, Barranco Alto, Morro do Algodão, Poiares, Massaguaçu, Perequê Mirim e Travessão.