Outros

O professor Rodolfo Rachid, da USP – Universidade de São Paulo –  fará uma palestra na sexta-feira (22), às 19h, no auditório Maristela de Oliveira. Com o tema “Os Caminhos da Ética”, ele tem como objetivo contextualizar o conceito filosófico ao longo da história e seus desdobramentos nos dias atuais. A entrada é franca e os interessados em receber certificado devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Fundacc (www.fundacc.sp.gov.br), na aba ‘Editais’ .

Do grego Ethos, a palavra Ética significa caráter e está relacionada ao modo como o homem conhece – e reconhece – a si próprio. Tal qual a frase inscrita no Templo de Apolo, “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, a Ética se oferece como uma extensão do conhecimento.

Professor e pesquisador que atua há mais de 20 anos na área de educação, Rodolfo Rachid retoma em seu repertório histórico a máxima consagrada pelos gregos de que “agir de modo ético revelaria ao sujeito o justo entendimento de si mesmo”.

Para isso, de acordo com o pesquisador, pensar o conceito de Ética significa refletir sobre a alma como sede do autoconhecimento, mediante a ideia de uma “psicologia ética”. Rachid aborda o tema na palestra fazendo o público refletir sobre a necessidade de valores que pautam a existência humana.