Artesanatos e Artes Plásticas
Ceramistas de Caraguatatuba participam de encontro em Paraty (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Ceramistas de Caraguatatuba participam da 12ª edição do ‘Encontro de Ceramistas em Paraty” realizada tradicionalmente na Semana Santa e tem a sua abertura marcada para esta quinta-feira (22) e vai até o dia 1º de abril.

A feira traz diversas exposições realizadas na Associação Paraty Cultural, mais conhecida como Casa da Cultura. Além da exposição dos artistas de Paraty, que tem como o tema “Os Seres”, este ano a exposição ‘Tripolar de Cerâmica Serra e Mar’ é composta por peças de artistas de Caraguatatuba, Cunha e Ubatuba e terá destaque no encontro.

Caraguatatuba levará as ceramistas Angela Maria Nunes, Luciana Renna e Vania Takahashi para a mostra. A união de forças entre as cidades da Serra do Mar, Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro e Litoral Norte Paulista fortalece a rede local através do intercambio cultural e da identidade da cerâmica.

Outras atividades

A feira, as oficinas, demonstrações e queimas serão centralizadas na quadra da Praça da Matriz, local muito visitado durantes os feriados. As famosas tendas ao ar livre serão montadas para abrigar as atividades que atraem tanto o público ligado à cerâmica. Sempre com novidades, a feira tem um papel fundamental no terrítório, segundo Germana Arthuso, ceramista mineira radicada em Paraty. “A feira é uma espaço de troca, de comercialização, de acessibilidade à cerâmica diretamente com o ceramista”.

A programação também oferece oficinas e demonstrações de técnicas, já que o encontro tem seu intuito de incentivar a criatividade objetivando surgimento de novos ceramistas

Nesta mostra da cerâmica autoral, Paraty dá espaço para uma singela mostra individual do ceramista Carlos Esteban, uruguaio de nascimento, mas residente na cidade há 30 anos. Carlos vem desenvolvendo seu próprio trabalho artístico e o pedagógico, ensinando crianças em escolas locais.

 

Serviço

Associação Paraty Cultural

Rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico – Paraty – RJ

terça a sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às18h