Cine-Foto-Som

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sessão do Cinema nos Bairros, neste sábado (29), às 19h, no Campo de Futebol Society do Ipiranga. Será exibido o documentário ‘Caiçaras – Às Margens do Brasil’ em comemoração ao Dia do Pescador, celebrado dia 29, mesmo dia do padroeiro da comunidade pesqueira, São Pedro Pescador.

O documentário ‘Caiçaras – Às margens do Brasil’, de Guilherme Rodrigues, aborda a vida e a cultura da população caiçara que reside no Litoral Sul do Rio de Janeiro e em várias comunidades espalhadas por toda a costa do Estado de São Paulo.

O trabalho revela também os fatores que colocam em risco suas tradições, como turismo excessivo, especulação imobiliária, grilagem de terras, implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente por esse povo e ameaça da indústria petrolífera com a atual exploração dos campos de pré-sal.

O projeto independente foi gravado entre os anos de 2013 e 2015 e apresenta entrevistas de caiçaras, líderes comunitários e pesquisadores de diversas universidades brasileiras que trabalham com essa população.

Também foram documentadas as principais manifestações culturais, eventos e festas tradicionais. Enfatizando ainda mais seu valor documental, a trilha sonora é inteiramente composta por músicas típicas caiçaras.

‘Caiçaras – Às margens do Brasil’ tem o objetivo despertar o interesse dos mais jovens para a preservação de sua cultura, conscientizar turistas e litorâneos sobre as consequências da especulação imobiliária e do turismo intenso para o povo caiçara e gerar debate com entidades públicas para a elaboração de políticas que visem preservar sua cultura e tradição.

Após a sessão, a Associação de Moradores do Bairro realiza o ‘Arraiá do Ipiranga’ no mesmo local.

Serviço
Cinema nos Bairros – Caiçaras – Às margens do Brasil
Dia: 29/6, sábado
Hora: 19h
Local: Campo de Futebol Society do Ipiranga – Trevo do Camaroeiro