OutrosMACCFolclore

Para um evento que já reuniu mais de 60 contadores de história, a edição do Revelando São Paulo 2018 foi a consagração para dois caiçaras de Caraguatatuba, Nhá Rita e Leco Borba, que tiveram o privilégio de entreter os visitantes nos cinco dias de festa.

O ‘atendimento’ foi no Rancho dos Tropeiros, mas a circulação foi por toda a área do Revelando, levando histórias caiçaras, causos e lendas para o público que fez questão de interagir com os contadores.

“Pra nós é uma gratificação sermos convidados para participar de um evento dessa envergadura e saber que fomos escolhidos a dedo pelo nosso trabalho”, conta Nhá Rita.

A indicação veio de Nani Braun, que já promoveu três encontros em outras edições e quando soube que haveria espaço só para uma atração fez questão de lembrar dos caraguatatubenses.

“Essa dupla caiçara é a única que tem um trabalho diferenciado, atua naturalmente, envergando a personagem, seja para contar a história ou conversar com a plateia. Os dois funcionam como shownman, como apresentadores”.

Nani acrescentou, ainda, que “o tempo todo estão em contato com as pessoas, cantam, circulam, fazem o trabalho mais orgânico que conheço porque vestem a camisa, são pau pra toda obra e excelentes profissionais”.

Nhá Rita e Leco Borba, também conhecidos por Rita Brugnerotti, 64 anos,  e Angelo Pereira, 42, estão juntos há 10 anos, iniciando a dupla no Festival do Camarão de 2008.

Eles têm cadeira cativa de apresentação no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba para grupos escolares, mas também divertem público variado como na Casa de Saúde Stella Maris, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Asilo, escolas municipais e particulares, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Detenção Provisória (CDP) ou onde chamar. Para isso é só agendar.

Aliás, no CDP lembram de um fato interessante, uma vez que a apresentação era só para os internos que estavam na escola. “O diretor nos contou que após nossa apresentação teve um aumento no número de interessado em estudar para poder assistir a contação de história”, lembra Leco Borba.

Levar o riso, despertar a curiosidades de seus ouvintes vai ser sempre a missão da dupla que cada vez mais coloca novas histórias em seu repertório ou adapta para cada tipo de público.

Para agendar apresentação é só ligar no MACC (12) 3883-9980.