Outros

Essa é a primeira vez que Caraguatatuba é indicada ao prêmio

O projeto ‘Colcha de Retalhos’, do Corpo de Baile da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, foi indicado ao renomado Prêmio Governador do Estado 2017, na categoria Dança, que seleciona obras que se sobressaíram nos principais campos da cultura e da arte no Estado de São Paulo em 2016.

Essa é a primeira vez que Caraguatatuba é indicada ao prêmio. A coordenadora de dança da Fundacc e diretora artística do Corpo de Baile, Cristina Neves, reconhece o valor dessa indicação. “É o resultado de um trabalho sério, comprometido e responsável dentro da dança na cidade”, conta. “Para os profissionais envolvidos, isso é de grande importância para suas carreiras”.

Desde 2001, o grupo participa dos principais festivais de dança do país. Por conta do seu amadurecimento técnico e artístico, em 2008 começou a realizar um trabalho profissionalizante, onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas.

Prêmio

Criado em 1950, o prêmio era disputado pela classe artística tanto pelo reconhecimento proporcionado, quanto pela quantia oferecida aos vencedores. Pessoas, entidades, grupos e obras são homenageados na premiação, que é uma das maiores da área cultural.

O público é quem define os indicados por meio de votação aberta por período determinado. A partir dessa indicação, os vencedores são escolhidos por comissões de cada modalidade.

A Cerimônia de Entrega do prêmio será realizada no dia 10 de abril, às 19h30, no Theatro São Pedro, em São Paulo.

Colcha de Retalhos

Com duração de 40 minutos, o trabalho relata o olhar que o homem lança sobre o mundo que o cerca e sobre si mesmo. Quando o particular (individual) se impõe, instaura-se um conflito, um elemento de perturbação. Inspirado no pensamento de

Platão onde a contemplação é a forma que este homem encontra para transformar a si mesmo.

Ele não está confinado no próprio mundo, mas mantém uma relação constante com o suprassensível, com as ideias com o inteligível, dessa maneira ele pode ultrapassar a si mesmo Ele não está confinado no próprio mundo, mas mantém uma relação constante com o suprassensível, com as ideias com o inteligível.

Dessa maneira, o homem deveria mergulhar com atenção em si”. ‘Colcha de Retalhos’ propõe um relato intrínseco da importância do ser individual no conjunto sociedade.

O elenco é composto pelos integrantes do Corpo de Baile Cristian Rocha, Valdinei Silva, Elisa Venâncio, Barbara Detusk, Samantha Delfino, Ysadora Dias e Octávio Poletti. A direção Geral é de Cristina Neves e a Orientação Artística de Lara Pinheiro.