Com início no dia 7 de julho, a Jornada Paulista de Dança traz dez propostas artísticas para uma residência de criação e compartilhamento de conhecimento na São Paulo Escola de Dança (SPED), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança. As atividades serão desenvolvidas no período, pelos grupos selecionados. Entre eles está o Corpo de Baile de Caraguatatuba A coordenação da Jornada Paulista de Dança é de Jussara Muller e a direção artística e educacional de Inês Bogéa.
Fundado em 2001, o Corpo de Baile de Caraguatatuba viveu uma longa e frutífera fase sob a direção de Cristina Neves (2004–2023) e hoje se reinventa em um modelo de gestão compartilhada entre intérpretes-criadores e a ensaiadora, valorizando a inteligência coletiva e a criação colaborativa. Recebeu reconhecimentos como o Prêmio Governador do Estado de São Paulo 2017, na categoria “voto popular”, uma das mais altas distinções culturais do estado. Mais do que nos palcos, o grupo reafirma sua missão levando a dança a espaços não convencionais, como casas de acolhimento para idosos, crianças e adolescentes, comunidades e escolas. Por meio de projetos contemplados pelo ProAC e outras iniciativas, o Corpo de Baile segue criando, dialogando e provocando — com um olhar atento à transformação social e ao poder da dança como linguagem viva e necessária.
A Jornada Paulista de Dança terá espetáculos abertos ao público nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Estação CCR das Artes, localizada no Complexo Júlio Prestes. Será o momento de mostrar o resultado dos ensaios realizados em conjunto com artistas mediadores. Para assistir aos espetáculos, basta chegar uma hora antes das apresentações para garantir o ingresso.
O Corpo de Baile de Caraguatatuba se apresentará na quinta-feira, 10/07, a partir das 19h, com o espetáculo Memórias de um Contorno, onde a partir de observações fotográficas sobre a construção da Rodovia dos Tamoios e da Estrada do Contorno, e de diálogos sobre como uma obra pode impactar a vida das pessoas, o balé desenvolveu sua pesquisa. A pergunta feita foi: Como as transformações externas afetam o comportamento individual e coletivo das pessoas no entorno? Memórias de um Contorno retrata uma transformação de um espaço urbano, como isso afetou o ambiente e os seres que viviam ali. Mas também é sobre como uma transformação urbana pode transformar os seres humanos, estando nós conscientes disso ou não.
“Estou muito feliz com a participação na segunda edição da Jornada Paulista de Dança, programa de suma importância, que amplia nosso olhar sobre o cenário artístico e cultural. Momentos como esse são valiosos, pois nos permitem trocar com outros grupos, assistir a apresentações inspiradoras e enriquecer o repertório da companhia”, ressalta Elisa Venâncio, ensaiadora e bailarina/intérprete criadora.
Foram selecionados dez grupos e companhias de dança do Estado de São Paulo para essa vivência artística na SPED, que receberão uma bolsa de R$ 10 mil e auxílios de estadia e transporte conforme a distância da capital. Os participantes compartilharão processos criativos, aulas e mesas redondas na sede da São Paulo Escola de Dança em uma intensa programação. Os selecionados são: Cia. Avant Scène, de Sorocaba; Cia. Socleson Dantas, de Jundiaí; Cia. Experimental Raça, de São Paulo; Cia. de Dança de São José dos Campos; Corpo de Baile de Caraguatatuba; Independente Grupo de Dança Claudia Pereira, de Campinas; Núcleo Estopim, de São Paulo; Núcleo Experimental de Dança Teatro, de São José dos Campos; Ogawa Butoh Center, de São Simão; e Reflexa Coletiva, de Osasco.
O que é a Jornada Paulista de Dança?
A Jornada Paulista de Dança é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que celebra a diversidade e riqueza artística da cena paulista. O projeto nasce do desejo de criar um espaço de encontro e troca entre os artistas e entusiastas da dança, fortalecendo a comunidade artística e promovendo um aprendizado conjunto.
Em sua segunda edição, a Jornada tem como sede permanente a São Paulo Escola de Dança, recebendo grupos de todo o estado para uma semana de atividades intensas com oficinas, mesas de conversas, apresentações e processos criativos, explorando um leque variado de estilos e tradições da dança.
Os grupos foram selecionados por meio de edital, por uma banca composta por pessoas referenciadas no meio da dança, em processo transparente totalmente divulgado no site da SPED e nas redes sociais.
“Esta jornada é uma celebração da arte da linguagem artística como meio de expressão pessoal e ferramenta de transformação social. As atividades programadas, abertas ao público de quinta a sábado, são uma oportunidade para a democratização da dança. Todos os eventos e atividades são 100% gratuitos, reafirmando nosso compromisso com o acesso à cultura e à educação”, ressalta Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.
SERVIÇO
Jornada Paulista de Dança
Espetáculo Memórias de um Contorno – Corpo de Baile de Caraguatatuba
10/07 – Quinta-feira, 19h
Local: Estação CCR das Artes – Complexo Cultural Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo/SP
Ingressos distribuídos uma hora antes dos espetáculos