O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Em um único dia! No dia 18 de setembro de 2021, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 4ª vez. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. Em 2021, vamos aumentar esse número para + 50 milhões! Se chegou a este formulário, VOCÊ FAZ PARTE DE ALGO GRANDE!

O lixo em oceanos e canais é avaliado como um dos problemas de poluição mais graves que acometem nosso planeta. Muito mais que desagradável aos olhos, uma maré crescente de lixo marinho ameaça a saúde dos homens, animais, comunidades e economias no mundo todo. O oceano enfrenta muitos desafios, mas o lixo não pode ser um deles. O lixo dos oceanos é totalmente evitável e os dados que você coleta são parte da solução.

Em tempos de pandemia, a Comissão Municipal Setorial de Ecologia da Fundacc sugere que organizem-se em grupos de no máximo 5 pessoas para a limpeza de arredores de praias e rios nas proximidades de sua residência. Então, elejam um líder do grupo que irá anotar as quantidades de objetos recolhidos durante a coleta.

Usem luvas e, se possível, separem a coleta em 3 sacos distintos: bitucas, recicláveis e não recicláveis. Entre 13 e 14 horas, o caminhão de lixo comum passará por toda orla de Caraguá. Já o lixo reciclável poderá ser entregue nos Eco Pontos nos bairros Massaguaçu, Golfinhos e Martim de Sá (https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ecopontos/) ou para o caminhão da coleta seletiva em sua coleta semanal (confira quando ele passa perto da sua casa em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/). E as bitucas, descartadas nos baldes preparados pelo Projeto Eco Bituqueiras para recebê-las e transformá-las em papel artesanal, nas praias da Cocanha, Martim de Sá e Prainha.

Assista este vídeo rápido com orientações sobre a ação.

Preencham o formulário abaixo com o máximo de informações possíveis, e contribuam para dar visibilidade ao resultado coletivo da ação de Limpeza de Praias e Rios, na cidade, no país e no mundo!