A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) garantiu a alegria da criançada do condomínio residencial ‘Habitar Brasil’, antiga casinha popular, no bairro Pegorelli, região sul do município, com o tradicional ‘Folclore em Festa’, projeto composto por uma série de atividades recreativas alusivas ao Mês do Folclore, celebrado em 22 de agosto.
Esse foi o primeiro evento presencial pós-pandemia, realizado pela Fundação. Medidas de proteção como álcool em gel e utilização de máscara foram adotadas para garantir a segurança das crianças e monitores recreativos que estiveram no local.
Durante o evento a garotada pôde interagir com os personagens do folclore, Visconde de Sabugosa e a sereia Iara; ouvir histórias e lendas locais com os contadores Nhá Rita e Leco Borba, e se divertirem com as trapalhadas do Palhaço Folia.
Eles também participaram de recreações com brincadeiras tradicionais, como: pião, peteca, corrida de saco, twister, bambolê, amarelinha, dança das cadeiras, circuito com obstáculos, confecção de rabiolas para pipas, pintura e muito mais.
Para a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, realizar o tradicional Folclore em Festa, tão querido pela meninada, no bairro do Pegorelli foi maravilhoso e extremamente gratificante. “A descentralização dos eventos é algo muito importante, e ficamos felizes em poder fomentar a arte e a cultura em diferentes pontos do município”, disse.
A coordenadora de Folclore e Tradições Populares da Fundação, Adelia Soares Nunes, aproveitou para destacar a importância de manter viva às tradições junto às crianças. “As brincadeiras de antigamente são muito importantes, pois são transmitidas de gerações em gerações e fazem parte da cultura popular, sendo assim, uma forma de conhecer o passado e preservá-lo no presente e futuro”.
O Folclore em Festa é uma realização da FUNDACC e Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação dos Moradores e Amigos do bairro do Pegorelli (AMBAP).
Mês do Folclore
Durante o Mês do Folclore, a Fundação realizou também um bate-papo pelo Facebook (@fundacc) com os mestres da cultura popular regional, Edil de Almeida do Espirito Santo e Antônio Francisco dos Santos, o seu Toninho, coordenadores da Folia de Reis de Santo Antônio do bairro Tinga, e Paulo Sergio dos Santos Filho, conhecido como mestre Angolinha, da Cia de Moçambique de Caraguatatuba.
O bate-papo atingiu a marca de mil e cem visualizações, e pode ser conferido pelo link: https://www.facebook.com/Fundacc/videos/312582867320563.
A programação do Mês do Folclore conta também com uma exposição itinerante sobre danças folclóricas e lendas locais para os alunos da EMEF – Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Jane Urbano Focesi e EMEF Professor Geraldo de Lima, ambas localizadas no bairro Perequê-Mirim.