Além de homenagear o arquiteto Eduardo Heitor Soban (in memorian) a exposição também destaca dois engenheiros, Manoel Luiz Ferreira e Odair Tadeu Bisan (in memoriam)
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe a 1ª Mostra de Arquitetura Dedé Soban entre os dias 28 de agosto e 14 de outubro. A realização é da Associação de Arquitetos e Urbanistas de Caraguatatuba (AAUC) em parceria com o Centro Universitário Módulo e a curadoria é dos arquitetos Ana Cristina Dias e José Galvão. A abertura é dia 28, às 19h. A visitação é de terça a sábado, das 10h às 18h e a entrada é franca.
Além de homenagear o arquiteto Eduardo Heitor Soban, conhecido por Dedé Soban (in memorian), o principal nome desta mostra, a exposição também destaca os engenheiros Manoel Luiz Ferreira e Odair Tadeu Bisan (in memoriam), com representatividade na cidade por suas obras arquitetônicas e de engenharia e por suas histórias se mesclarem com a de Caraguá. A mostra pretende também apresentar a trajetória da arquitetura na cidade. A exposição conta com imagens dos projetos residenciais, comerciais e urbanos dos homenageados.
Também integram a mostra, trabalhos de graduação nota 10 da FAU Módulo e a exposição urbanística de 25 anos da Avenida da Praia dos arquitetos José Galvão, Ana Cristina Dias, Cesar Abboud, Jansen Di Tanno e Alexandre Stringari.
Segundo Delvan Antunes do Nascimento, Presidente da AAUC e integrante da comissão organizadora, o conceito educacional da mostra será sempre um dos pilares e envolver os novos arquitetos com visão dentro do conceito de sustentabilidade e também socioeconômico, é de extrema importância. “Assim como passado e o presente, o nosso futuro precisa ser reverenciado. Dar voz às mentes do amanhã nos faz também entrar neste imaginário coletivo do que nos espera, do que possamos ser”, enfatiza.
Com projetos diferenciados, os novos arquitetos são: Paulo Henrique Saraiva Nunes com Paisagismo Urbano: Jardim Botânico de Caraguatatuba, Daniel Evaristo dos Santos mostra o Parque Linear – Uma Proposta de Requalificação Paisagística e Urbana para Orla da Av. da Praia de Caraguatatuba. Já Julia Gabriela da Silva, projetou o Centro Cultural de Caraguatatuba e Ângelo Marassi Tanuri, o Conservatório Musical de Caraguatatuba. Marina Gonçalves de Mattos apresentará Regeneração urbana no Balneário Rio Marinas e Edierk Casusa de Melo Barreto, a Requalificação do núcleo central da cidade de Caraguatatuba.
Por que Dedé Soban?
O arquiteto Eduardo Heitor Soban, mais conhecido como Dedé Soban, foi o primeiro arquiteto registrado no CREA-SP de todo o Litoral Norte. Não somente conhecido pelas suas casas construídas nos últimos 50 anos, Dedé contribuiu também para o desenvolvimento urbano de Caraguatatuba enquanto secretário municipal, participando e liderando equipes em uma série de projetos que trouxeram estrutura e melhoria à cidade. “O primeiro projeto da Avenida da Praia foi dele. As obras de escoamento em diversas avenidas importantes da cidade, evitando enchentes também. Projetos urbanísticos de bairros e condomínios, colégios, máquinas públicas e monumentais também fazem parte de sua trajetória. De maneira inovadora, sua visão sempre auxiliou no desenvolvimento e progresso da cidade, sem contar a doçura com que tratava e lidava com todos a sua volta. Muitos arquitetos de Caraguá fizeram arquitetura por causa dele. Falecido em 2017, é um profissional que merece nossa homenagem e respeito”, declara o arquiteto Delvan.
A Mostra pretende ser anual e a ideia é, a cada ano, apresentar a construção de um dos projetos da cidade que tenha importância socioeconômica e turística. Nesta primeira edição, os organizadores apresentam a Avenida da Praia, que além de ter sido idealizada, seu último projeto, há 25 anos, é um marco. “A avenida da praia é um dos principais ativos de Caraguá, o que faz com quem a cidade tenha visibilidade turística, bem como acessibilidade e lazer para todos os moradores e visitantes”, enfatizam os organizadores.
Durante o decorrer da exposição será realizada uma intervenção no jardim do museu, realizada pelos arquitetos Anselmo Marques Rodrigues, Antônio Cesar de Lima Abboud e o Felipe Brito Amaral.
“Nesta primeira de muitas mostras que levarão o nome do meu pai, esta exposição que conta um pouco dos diversos momentos de Caraguatatuba, torço para que todos os arquitetos consigam sempre alcançar esta tão sonhada simplicidade e tratar com reverência todos os indivíduos, sem distinção, como ele sempre fez”, enfatiza Liv Soban, filha do homenageado.
A mostra conta concepção visual de LIV 360, Estudio29.com, patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), Madeireira Getuba, Banheiras Bom Banho, Macro Construtora, Caraguá Imóveis, PHToyota Almobiliario, Hidrel e Loverbeck Móveis e apoio do Hotel Atlântico Sul, Centro Universitário Módulo, MACC, Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba.
O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba.