Outros

A feira que trouxe o melhor do mundo vegano e nerd foi considerada um sucesso pelos organizadores e frequentadores que aproveitaram o final de semana para apreciar e conhecer novos sabores.

Foi assim o resultado da 1ª Feira Vegana de Caraguatatuba realizada durante três dias na Praça do Caiçara. Hamburger vegano, Jaca louca, hot dog de soja, pão com flores, mussarela sem leite animal, além de roupas naturais, acessórios para bichos foram alguns dos produtos e alimentos expostos nos estandes.

O movimento surpreendeu até quem está acostumado a trabalhar no setor como o panificador Reginaldo Lima, de Monteiro Lobato. Várias vezes ele precisou repor os pães artesanais que confecciona.

Ele conta que a principal diferença com o pão comum é a questão da origem animal. “Meu pão tinha ovo e comecei a pesquisar o que agradasse a todos os sabores, mas sem origem animal. Hoje uso farinha, água e flores que é carro chefe, em massas doces e salgadas”.

Ariel Laurindo, 22 anos, aderiu ao veganismo quando foi estudar fora. “Esse mundo é muito questionador e permite pesquisar em relação às ações que a gente toma”, conta.

O vereador José Silva de Paula fez questão de conferir a feira de perto. “Não sou vegano, mas tenho dois cunhados que são adeptos e minha esposa é vegetariana, acho importante esse evento porque mostra que a comida pode ter sabor sem maltratar os animais”.

Já o fotógrafo Marcelo Souza, 31 anos, conta que foi vegetariano por seis anos, período que deixou de comer carne, por isso gosta das possibilidade que a culinária vegana oferece. “Experimentei a coxinha de jaca e saí bem satisfeito, fora o hambúrguer vegetariano”.

Para a organizadora da Feira Vegana, Daniele Mancz, o evento superou todas as expectativas. “Desde o início do ano de 2017 realizei pequenos encontros de veganismo e nerd e adoro ter a oportunidade de mostrar para quem não é ligado a essa cultura. Foi muito importante porque tivemos movimento todos os dias e muitos elogios”.

A feira contou com a parceria da Fundacc – Fundação Educacional de Cultural e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a presidente da instituição, Silmara Mattiazzo, também destaca o sucesso do evento. “Já temos planos de trazer uma nova edição, assim como outras feiras que agregam com a população de Caraguatatuba e nossos visitantes”.

A Feira Vegana teve, ainda, jogos de tabuleiro e de videogames, boa música com Folhas ao Vento, Mayara Nascimento, Serginho Dossal e Luana Mascari, torneios de Street Fighter, desfile Cosplay e palestras com profissionais de diversas áreas falando sobre alimentação, saúde e meditação.