Outros

O 20º Festival do Camarão, que é realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – sempre foi um espaço de valorização da cultura caiçara. Com 20 edições, o tradicional festival já sofreu diversas mudanças e ao longo do tempo diversos escritores enxergaram a oportunidade de expor o seu trabalho.

Na edição deste ano, a Coordenação de Literatura da Fundacc resolveu apoiar ainda mais os escritores locais e disponibilizou um estande onde os autores poderão expor, divulgar e vender suas obras. Foram, ao todo, oito escritores selecionados entre os inscritos e convidados.

Um dos convidados é o escritor Gabriel Gliosci, de 39 anos, que escreveu o livro “Por de Trás das Montanhas”, e que fala sobre a relevância do estande para os escritores locais. “O estande fomenta uma área que tinha uma carência na região e inspira os jovens a ler e até mesmo produzir livros”.

Com alegria, a coordenadora de Literatura, Mara Amaral, explica que pela primeira vez houve tantos escritos. Além disto, ela fala sobre a importância do estande.

“As pessoas estão cada vez mais conectadas tecnologicamente através das redes sociais onde o contato físico fica cada vez mais escasso. Creio que envolver a literatura num evento tão popular como o Festival do Camarão promove, além da aproximação, o reconhecimento, estimula leitores e até mesmo novos escritores.”

Ela ainda diz que a cidade tem um grande potencial literário. “Em Caraguatatuba tenho descobertos grandes nomes no meio literário e gostaria que o público prestigiasse nossos talentos”.

 Confira os autores:

  • Ceminha – Memórias e Momentos/2014, Momentos/2015.
  • T.Seravat – São Domingos da Água Podre
  • Marcelo Faria – Autobiografia Cristã, Gotas de benção/2010, Romance, Por amor e Conveniência/ 2000,
  • Luiz Brener – Livro Fotogramas/ 2012. Editora Patuá.
  • F. Baracat Abreu – A garota e o tempo/2014. Tulipa de bolso/2016.
  • Pamyla Serra – Literatura Infantil. Coleção Fábulas/2014.
  • Gabriel Gliosci – Por de Trás das Montanhas.