Folclore

A Praça Dr. Cândido Mota, no Centro de Caraguatatuba, receberá, no dia 24 de agosto, várias atividades alusivas ao Mês do Folclore. Brincadeiras tradicionais, decorações típicas e apresentações especiais e de teatro são algumas das atrações programadas pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba para a data.

O Folclore em Festa começa às 9h e vai até às 18h. Ele traz, entre as atrações, brincadeiras tradicionais como amarelinha bola de gude, pião, pula corda, corrida no saco, cabo de guerra; apresentações de danças típicas e capoeira; atividades como pintura no rosto, desenhos e contação de história.

“Precisamos manter a chama do Folclore acesa, isso faz parte da nossa história, da nossa origem”, explica Felipe Leite, coordenador de Folclore e Tradições Populares da Fundacc.

Ainda de acordo com ele, neste mesmo dia haverá uma decoração toda especial voltada ao universo folclórico, exposição de artesanato típico, personagens como o curupira, mula sem cabeça, saci pererê, entre outros. As atividades serão realizadas por profissionais da Fundacc e “o intuito maior é a participação efetiva de todos os visitantes, não apenas olhando ou visitando, mas participando e vivenciando essas atividades”, diz Felipe Leite.

As escolas interessadas podem levar os alunos para participar das atividades.

Após as brincadeiras, às 19h haverá uma apresentação especial da peça ‘Noites no Museu’ – com Pora o menino peixe do rio Juqueriquerê, o feroz Lobisomem e o tão assustador Corpo Seco, lendas folclóricas contadas através de uma única história inédita, nada convencional e muito aterrorizante – com direção de Heron Carrillo, coordenador de Teatro da Fundacc.