Outros

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre neste sábado (20/1), às 20h, a exposição ‘Caraguatatuba – Princesinha do Mar’. As imagens foram capturadas pelas lentes dos fotógrafos JC Curtis, Cláudio Gomes, Luis Gava e Gabriel Furtado, cada um retratando o lado mais bonito da cidade que é considerada a porta de entrada para o Litoral Norte.

São quase 50 fotos destacando as belezas naturais, pontos turísticos, praias e a história do povo caiçara. Elas ficaram expostas na sala Antonio Carelli até o dia 7 de abril. A exposição também tem a contribuição do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros.

“Pra mim é uma honra participar dessa exposição já que moro há anos em Caraguá”, conta JC Curtis, conhecido por Alemão e que há anos retrada a cultura da cidade.

Cláudio Gomes também é cinegrafista e suas fotos tem feito sucesso, especialmente quando utiliza o drone para retratar toda a beleza de Caraguá. “Ser convidado para esta exposição é o reconhecimento pelo meu trabalho”.

Foto: Luis Gava

Assim também pensa Luis Gava, fotógrafo concursado da prefeitura há cinco anos e que vê nessa exposição a chance de mostrar ainda mais a paixão que desenvolveu pela cidade.

Gabriel Furtado ficou reconhecido pelo vídeo que promoveu sobre Caraguatatuba e nele uma imagem que chamou muito a atenção: a reprodução de uma foto de onde hoje é o MACC, mas feita em 1920.

“Tive o carinho de pesquisar como e de onde essa foto foi feita quase 90 anos depois. Quase morri ao abraçar a cruz que fica na Igreja Santo Antonio, onde tive de subir para capturar a imagem e hoje é muita gratidão o que sinto porque esse trabalho me abriu as portas”.

O diretor do MACC, Alexander Palaiologos, conta que o objetivo da exposição é aproveitar essa temporada de verão e mostrar para os que moram na cidade e os que a conhecem pela primeira vez por que Caraguá é a Princesinha do Mar.

Janeiro também é o mês em que se comemora o Dia do Fotógrafo, por isso a iniciativa da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em fazer esta homenagem. “Temos fotógrafos excelentes na nossa cidade e região, por isso queríamos uma forma de mostrar nosso reconhecimento”, explica Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc

Um click

Paralela à exposição ‘Caraguatatuba – Princesinha do Mar’, o MACC também recebe a exposição de máquinas fotográficas ‘Um Click’, com acervo cedido por Valdemir Garcia, o Val da Banda, e que faz o público dar um mergulho na história entre as décadas de 20 e 90 com a evolução de uma das maiores invenções de todos os tempos: a fotografia.

A coleção conta com mais de 20 câmeras, entre elas, Pony Comera, da Kodak, Polaroid, Nikkormat, Ricoh Auto, Zenza Bronca, Canon e Yashica.

Serviço

Exposição ‘Caraguatatuba – Princesinha do Mar’

20/1 – 20h – Abertura

De 21/1 a 10/2 – Funcionamento, de terça a sábado, das 13h às 21h

De 11/2 a 7/4 –  Funcionamento, de terça a sábado, das 10h às 18h

Exposição ‘Um Click’

Funcionamento, até 6/4 de terça a sábado, das 10h às 18h

Local: MACC

Endereço: Rua Altino Arantes, s/n, Centro, Caraguatatuba