OutrosFotos: Fundacc

O funcionário público Luiz Fernando do Espírito Santo foi eleito, na noite de quarta-feira, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba (CMPCC). Dos 13 votantes, ele recebeu oito votos. Ana Mello, conselheira do Fórum Setorial de Literatura teve três indicações e ficou a vice-presidência.

Para a Secretaria Geral assume o posto o conselheiro do Fórum Setorial de Grupos Étnicos e Grupos de Gêneros, Edivan Santos, que também obteve oito votos e seu suplente será Paulo Messias, conselheiro do Fórum Setorial de Artes Plásticas e Artesanato.

Como proposta de ação apresentada ainda como candidato, Luiz Fernando, que é lotado na Secretaria de Turismo, destacou a importância de ser gestor e da relevância ainda maior dos conselheiros da sociedade civil, verdadeiros representantes da cultura de Caraguatatuba.

“Peço que continuem mobilizando a área que representam e lembro que um dos nossos principais objetivos é a entrega do Plano Municipal de Cultura dentro do prazo para a inclusão no Sistema Nacional de Cultura”.

Fotos: Fundacc

Fotos: Fundacc

Para estar à frente do CMPCC, o novo presidente destacou a sua participação na produção e montagem de eventos sua participação em outros conselhos como o CMDCA (Conselho Municipal da Criação e do Adolescente), do Esporte e atualmente Conselho do Idoso.

Como esportista,  ex-jogador profissional de vôlei, destacou a experiência em gestão de equipes, “porque o esporte que eu praticava era coletivo e nunca conseguiria atingir nada sozinho”.

Falou, ainda, das atuações junto às leis de incentivos estaduais e federais e ainda condutor da Tocha Olímpica Rio 2016 por Caraguá, onde o espírito coletivo imperou mais uma vez porque “a tocha na minha mão, passou pelas mãos de todos”.

Na área cultural, esteve na produção de eventos como Vale Rodeio, Virada Cultural, Revelando São Paulo, Ação Juventude e hoje nos eventos ligados ao turismo.

Na próxima semana deve ser publicado o decreto oficializando a formação da nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba.

A presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Silmara Mattiazzo, destacou que a fundação está à disposição do CMPCC para o avanço da cultural no município. “Este espaço aqui é de vocês e no que precisar estamos para auxiliá-los”.

Caberá, agora, ao CMPCC elaborar propostas junto aos Fóruns Setoriais de Cultura para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, válido por 10 anos, que será realizado durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 28 de abril, das 8h às 18h, no Teatro Mário Covas.

A Conferência é organizada pela Fundacc com participação de representantes dos segmentos culturais – dança, música, audiovisuais, folclore, gêneros e étnicos, artes e artesanato, teatro e produtores.

A dirigente responsável pelo Sistema Municipal de Cultura, Cristina Neves, destaca que essa ação é fundamental para que o Plano possa ser inserido dentro do Sistema Nacional de Cultura até o dia 2 de julho deste ano.