Outros

A campanha #NãoÉMito, iniciada no 21º Festival do Camarão, ganhou mais um aliado. Agora com o apoio da Secretária de Educação (Seduc), a campanha conta com pontos de coleta de lacres de alumínio em todas as escolas municipais de Caraguatatuba, incentivando os alunos a ajudarem com a ação que prevê a doação de cadeira de rodas personalizada para crianças de 5 a 14 anos do município.

Os lacres vão para o Instituto Entre Rodas fazer a cadeira. Para garantir o veículo são necessários 800 quilos do material em alumínio. Cada garrafa pode acondicionar até 2.700 unidades.  A indicação para o recebimento da cadeira será das Secretarias de Saúde (Sesau)  e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e e do Idoso (Sepedi)

Na visão da coordenadora de projetos da Seduc, Cida Alves, “participar desta ação é acima de tudo um gesto de solidariedade e uma forma de beneficiar o meio ambiente, que é uma das propostas do projeto de educação ambientar presente nas salas de aula”.

A coordenadora contou, ainda, que os alunos estão muito animados em poder ajudar e que diariamente levam vários lacres para a escola.

Assim como os alunos da rede municipal de Caraguá, a paulistana Sophia Berloffa Ribeiro, 6 anos, se mobilizou com a campanha. A menina que já juntava os lacres, tinha o desejo de ajudar uma criança a ganhar uma cadeira de rodas e quando ficou sabendo da campanha através da internet não teve dúvidas. Ao todo, foram 10 meses coletando os lacres, o que rendeu duas garrafas PET que foram doadas para Fundacc.

A mãe, Juliana Ribeiro, afirmou estar orgulhada com a atitude da filha e alega que a iniciativa de fazer parte da campanha foi inteiramente da menina. “Sophia está muito entusiasmada, ela sempre quis ajudar”, contou.

E muito se engana quem pensa que a pequena parou por aí. De acordo com a mãe, Sophia voltou a juntar mais lacres e espera poder ajudar mais vezes.