Outros

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba abriu o cadastramento para composição do Mapa Cultural de Caraguatatuba. Dessa forma, os corpos artísticos e fazedores de cultura do município podem se cadastrar como agentes e registrarem seus espaços, eventos e projetos.

Disponível no site da Fundacc (fundacc.sp.gov.br), o mapeamento colaborativo permite a gestores, cultureiros e a todos os cidadãos conhecer, compartilhar e participar da produção cultural no município.

A coordenadora de Projetos Culturais da Fundacc, Bruna Caldas, explica que a iniciativa incorpora nos processos públicos as lógicas da colaboração, da descentralização, do uso de dados abertos e da transparência.

A Fundacc alimentará a plataforma com informações sobre os equipamentos culturais, programações, eventos e editais oficiais, ao mesmo tempo em que estimulará e prestará assessoria para o autocadastramento dos agentes culturais (individuais ou coletivos) para que possam divulgar seus próprios dados e programações, se inscrever em editais e se articular em rede com outros agentes.

A presidente da  Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca que “com a finalidade de gerar informações e estatísticas da realidade da cultura local, o Mapa Cultural de Caraguatatuba permitirá o levantamento da diversidade e das demandas locais que nortearão ações descentralizadas que contemplem todo o município”.