OutrosProjetos e Programas

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba participa da 3ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, nesta quarta (28), realizada no  Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira, de Caraguatatuba, que tem como tema sustentabilidade.

No evento, que começa às 9h e vai até às 16h, os presos apresentarão a peça teatral “O Sonho – Tudo o que você faz, um dia volta para você”, produção fruto da parceria entre a unidade prisional e a Fundacc. Além disso, serão anunciados os vencedores do Concurso de Poesia e Trabalho Manual.

As obras realizadas pelos detentos foram inspiradas pelo tema “As maravilhas do meu litoral” e ficarão em exposição durante o dia inteiro.

Durante a jornada também acontece à cerimônia de formatura de 24 reeducandos, sendo que 12 recebem o certificado do Programa de Educação para o Trabalho (PET) e 12 concluem os Ensinos Fundamental e Médio, além de palestras com a equipe dos Narcóticos Anônimos do município e da FUNAP – Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”.

Além das palestras estarão expostos o projeto de horticultura com plantações estufadas em uma estrutura produzida com garrafas PET, além de utensílios artesanais feitos pelos presos com matéria-prima reciclada

A Jornada

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade é um evento da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que acontece na região por meio da Coordenadoria das Unidades Prisionais do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) desde 2016. As ações englobam as áreas da saúde, do judiciário e da cidadania, com o objetivo de auxiliar o detento nos projetos de retomada da vida em liberdade.

Além das palestras e apresentações artísticas, serão feitos atendimentos jurídicos para que os detentos tomem ciência de sua própria situação processual, além da emissão de documentos como RGs, Carteiras de Trabalho, CPFs e Certidões de Nascimento.

Também compõem o cronograma de atividades os testes preventivos de saúde, como o de glicemia e de colesterol e a aferição de pressão arterial.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Salão Principal

8h – Recepção dos convidados e credenciamento de imprensa

9h às 16h – Apresentação dos trabalhos dos reeducandos – Concurso de Poesia e Trabalho Manual – “As maravilhas do meu litoral”

Pavilhão de Trabalho 1

09h – Solenidade de abertura

09h45 – Peça de teatro “O Sonho – Tudo o que você faz, um dia volta para você” – parceria com a Fundacc

10h15 – Premiação do Concurso de Poesias e Trabalho Manual

11h – Apresentação do vídeo institucional

11h15 – Formatura dos reeducandos do curso PET/Apresentação do coral

14h00 – Palestra: Economia solidária, com Mauriléa Regina Pimenta (FUNAP)

Pavilhão Escolar

Sala 1

14h – Os Contadores de Histórias – Fundacc

Sala 2

14h – Palestra Narcóticos Anônimos

SERVIÇOS

Salão principal

09h às 16h – Coleta de dados para confecção de RGs, regularização de CPF e Certidão de Nascimento

Sala 3

10h às 16h – Atendimentos de saúde aos detentos

Sala 5

10h às 16h – Atendimentos da FUNAP