Outros

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba irá realizar um curso de manipulação de alimentos para os pescadores que participarão da 22ª edição do Festival do Camarão a ser realizado de 12 a 21 de julho.

O curso será ministrado dia 3 de junho na sede da Fundacc e tem como meta ensinar noções importantes de acondicionamento de produto, higiene e manipulação do crustáceo.

Durante a reunião realizada na última quarta-feira (22) também foi feito o sorteio que definiu a distribuição das barracas entre os participantes desta edição e acertado o valor dos pratos, que varia de R$ 5 a R$ 45. O sistema de sorteio é feito para que ninguém se sinta prejudicado em relação à disposição na praça de Eventos .

Nesta edição, serão 23 barracas para pratos feitos à base de camarão e outras duas para doce. Lembrando que devido ao grande sucesso na edição anterior, este ano será mantido o pastel de queijo e as porções de fritas e mandioca.

“Para nós o mais importante é que todos possam participar e se divertir neste evento tão lindo e esperado pela nossa comunidade e visitantes, por isso decidimos manter as variações no cardápio para que todos se sintam atendidos e acolhidos”, explicou a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo.

O evento ainda contará com a oficina de ecologia ‘A Hora do Mar’, que tratará da situação atual de devastação que atinge o oceano e a biodiversidade marinha e terrestre, conscientizando e sugerindo soluções sustentáveis para a preservação da costa; feirinha de artesanato e atrações com dança e música.

Outra atividade garantida durante o Festival é a tradicional Corrida de Canoas, realizada no dia 21, às 9h, na praia do Centro. Este ano a competição contará com competidores enviados pelos representantes das barracas, além dos voluntários que desejam se divertir.

O Festival do Camarão é realizado pela Fundacc em parceria com a Associação dos Pescadores da Praia do Camaroeiro e tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O evento será realizado na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro de Caraguatatuba.

A festa visa a valorização, preservação, proteção e divulgação do patrimônio cultural e imaterial de Caraguatatuba para as gerações futuras, sobretudo o patrimônio cultural arraigado à vida pesqueira dos caiçaras do Litoral Norte de São Paulo.

Tem, ainda, o propósito, de ser fonte de geração de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão da Praia do Camaroeiro após o período de defeso.