Literatura

O mês de outubro chegou e com ele a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba programou uma série de atividades focadas na Literatura. De Concurso Literário a Dia de Esquecer o Livro, passando por contação de história e teatro, até o dia 31 a cidade vai respirar o ‘Outubro Literário’.

A primeira ação já começa na sexta-feira (5/10) com o Dia de Esquecer o Livro em qualquer espaço público de Caraguatatuba. O método é simples: o participante deixa um livro, em um banco de praça, por exemplo, e o interessado por pegar para ler. Se o doador quiser deixar uma mensagem, ela é bem vinda.

Quem tiver acesso ao livro também pode fazer a sua contribuição ou quando terminar de ler, deixar para outro leitor e assim sucessivamente. “Será um mês inteiro de atividades voltadas ao mundo da literatura para estimular a criatividade e o hábito de leitura e escrita”, explica a coordenadora de Literatura da Fundacc, Elcy Mara Amaral.

A maior parte das ações será desenvolvida na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, na sede da Fundacc, haverá bate-papos com interação entre escritores, estudantes e público em geral.

O ápice do Outubro Literário será a premiação do 2º Concurso Literário “Virtudes em Prosa e Verso”, no dia 30, às 19h. As inscrições podem ser feitas até às 23h59min do dia 14 de outubro, exclusivamente através do formulário on-line disponível no site da Fundacc, no endereço: www.fundacc.sp.gov.br/inscricao-concurso-literario-2018.

Podem se inscrever nas categorias Poesia e Conto – Infanto-juvenil, poetas e poetisas de 7 a 15 anos e Adulto, partir de 16 anos completos, cada uma.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, explica que o objetivo desse concurso é premiar e divulgar os textos literários produzidos no Litoral Norte, estimular a criatividade literária em forma de prosa e poesia, incentivar o hábito de leitura e escrita e proporcionar interação entre os escritores.

Serão selecionados os cinco melhores textos de cada categoria para uma publicação coletiva com tiragem de 200 exemplares. Cada autor selecionado receberá cinco e 100 serão distribuídos pela Fundacc para equipamentos culturais como bibliotecas, museu, arquivo e outros.

Programação Outubro Literário

Dia 5 – Sexta feira

Dia de Esquecer um Livro

Semana da Criança – Biblioteca Afonso Schmidt

Dia 9

9h – Sarau do CAPS

Dia 10

14h – Contação de Histórias – Rogéria

16h – Teatro: O Pequeno Valente em ‘O sonho do Palhaço’ #Caixadebrinquedos

Outubro Rosa –  Biblioteca Afonso Schimidt

Dia 17

18h30 – Ao Mestre com Carinho – homenagem a professores

Dia 19

18h30 – Bate-papo Literário: A Aventura de Escrever

Escritores convidados: Elilde Browning, Iracema Mendes e Sal Santa Fé

Dia 22

19h – Clube de Leitura: Bate-papo com curadores, estudantes e público em geral.

Dia 30

19h – Sarau Literário e Premiação do 2º Concurso Literário “Virtudes em Prosa e Verso”

Informações: (12) 3897-5660 – ramal 681 – literatura@fundacc.sp.gov.br