Oficinas Culturais

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba recebe nos dias 4 e 5 de abril, das 8h às 17h, a Oficina de Gestão Cultural, ministrada pela produtora Luciana Machado. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUSRXPqh8FmoEQgTz-a4S4hgUNDVOT2E0th1GV0yvqoa-8Dw/viewform. A realização é do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Cultura, em parceria com o Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e Prefeitura de Caraguatatuba.

A oficina propõe a dinâmica de elaboração de uma proposta cultural contextualizada a partir do repertório pessoal dos participantes. A experimentação em questão irá abordar aportes conceituais e fomentar um conjunto de questionamentos a fim de estimular a construção reflexiva, a identificação de territórios e o empreendedorismo local. “Sobretudo, a oficina abordará a elaboração de projetos como uma poderosa ferramenta de construção muito além de sua utilização em editais e leis de incentivo”, antecipa a produtora.

Luciana Machado atua em produção artística, gestão cultural e curadoria de diversas linguagens artísticas, além de ter ampla experiência na gestão, avaliação e implantação de projetos artístico-culturais. Além disso, ela desenvolve capacitação de gestores culturais e pesquisas sobre novos modelos organizacionais, investimentos culturais e sustentabilidade artística.

A palestrante é bacharel em marketing  e direcionou seu aprimoramento acadêmico a gestão cultural em instituições como CELACC- ECA -USP, SENAC e Faculdades São Luís. Ela também integrou recentemente comissões de avaliação de projetos culturais no âmbito estadual (Premio Governador do Estado e ProAC Editais) e nos âmbitos municipais de Jacareí e São José dos Campos. Atuou como consultora do Plano Anual de Formação 2017 em Jacareí.

Entre 2013 e 2016, foi coordenadora regional da Oficina Cultural Altino Bondesan, responsável pela programação e articulação das atividades de formação nas 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Luciana ainda foi curadora e produtora do Seminário Olhares da Gestão Cultural em São José dos Campos de 2013 a 2016.

A Fundacc fica à Rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguatatuba.