Outros

Fotos: Divulgação

O Grupo Ubuntu Ceramistas, de Caraguatatuba, prepara o “Ubuntu Bazar de Cerâmica” para os próximos dias 2 e 3 de dezembro (sábado e domingo), em sua sede. O evento será das 10h às 17h, e contará com a venda de variadas peças de cerâmica criadas por artistas pertencentes ao grupo.

Dentre os artistas envolvidos estão Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata, Marilisa Buratini e Zandoná. São mais de 40 peças de cerâmica por artista, com preços a partir de R$ 20. Além da venda das peças, nos dois dias, às 10h, haverá queima de Raku – técnica especial japonesa surgida na manufatura de xícaras para a cerimônia do chá, trazida para o Ocidente por um ceramista inglês no início do século 20. Também haverá um bate-papo sobre o processo.

A artista plástica Cláudia Canova conta que, em busca de aprimoramento, foi a São Paulo no atelier da ceramista e pesquisadora Lu Leão, “onde fui capacitada na técnica de queima de Raku”. A queima consiste em abrir o forno e retirar as peças ainda incandescentes, cobrindo-as com serragem. “O resultado nas peças é uma beleza rústica, impar e inimitável”.

A sede do Grupo Ubuntu fica na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, nº 1.231, Martin de Sá. Telefone: (12) 3882 4829.

Mais informações no site fundacc.sp.gov.br ou pelo Facebook (Facebook.com/fundacc).