Música

A apresentação da Bachiana Filarmônica Sesi-SP poderá ser apreciada por pessoas com deficiências visual e auditiva, nesta sexta-feira (11/05), às 20h, na Praça da Cultura, no Centro, em Caraguatatuba.  A Fundação Bachiana colocará 30 fones de ouvidos e um intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) à disposição do público.   O concerto de hoje à noite é uma homenagem ao Dia das Mães.

Sob a regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins, a orquestra presenteia o espectador com canções como Concerto nº 5 “Imperador” e Love Of My Life.

A plateia assistirá o espetáculo com conforto pois a Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizará três mil cadeiras na praça. O repertório promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para o vasto repertório, que vai do clássico ao rock, como músicas de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen.

Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano, relembrando sua trajetória como concertista.

Formada por jovens e experientes instrumentistas de diversas idades, sob direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana contribui para a formação de talentos e dissemina a cultura da música erudita por todo o Estado. Em 2009 foi adotada pelo Sesi/SP (Serviço Social da Indústria de São Paulo), formando hoje a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil, sem nunca abandonar seus ideais.

Maestro João Carlos Martins

Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), o maestro João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

O concerto, que terá duração de 60 minutos, será gratuito e tem classificação livre.

A atração é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), esse é um presente do Sesi-SP

Fundação Bachiana

Sonho de um grupo de músicos e empresários brasileiros, entre eles o maestro e pianista João Carlos Martins, a Fundação Bachiana, entidade sem fins lucrativos e/ou econômicos, foi constituída em 2006, tendo como finalidade apoiar, incentivar, assistir e promover o desenvolvimento de atividades de excelência e referência na formação musical e cultural, especialmente nas artes clássicas e educação musical.

Sua missão é promover, através da música, a democratização cultural, educação musical, inclusão cultural e social, conscientização ambiental, direcionados a todos os segmentos da sociedade. A fundação tem como visão tornar-se um referencial no desenvolvimento de suas atividades, através da música clássica de alta qualidade técnica e artística.

A Fundação Bachiana realiza eventos, cursos, ações educacionais e culturais para adultos, jovens e crianças, abrangendo todas as classes sociais, divulgando, valorizando e democratizando a música clássica.