Outros

Os irmãos Fernandes Soares foram os maiores ganhadores da 20ª edição da Corrida de Canoa Caiçara realizada no domingo (16), na Praia do Centro. Juntos, Edmar (Zinho), Evilmar (Vilmar), Évina e Edvaldo (Duda), levam sete troféus da competição que teve 25 inscritos em quatro categorias. O evento foi organizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e fez parte do encerramento do 20º Festival do Camarão.

A maior premiação foi para Zinho que faturou na prova individual, garantiu os 3º lugares na Mista e na Juvenil Mista. Seus irmãos Vilmar e Évina conquistaram o pódio na Mista, enquanto Duda ficou em 2º na mesma categoria, ou seja, foi uma disputa familiar, embora tivessem seis competidores.

A dupla Vilmar e Évina fez o melhor tempo de toda a competição. Experiente, eles surfaram uma onda com a canoagem e completaram a distância de um quilômetro de ida e volta com o tempo de 2’58’’. 

A média, em duas baterias, foi de 4’18’’, com o maior tempo feito pela dupla João Pedro e Ellen em 8’55’’ que teve dificuldade para controlar a canoa por conta das ondas e ventos.

Segundo Zinho, a participação da família nas competições de canoagem é uma tradição, uma vez que parte dela faz parte da equipe que representa Caraguatatuba em eventos esportivos.

Ele, Duca e Deco, o Edner, que não pode participar no domingo, compõem a equipe de canoagem oceânica e agora Zinho e Deco também partiram para as competições de Stand UP Padlle (SUP) pelo município.

Para Zinho, esse tipo de evento, como a Corrida de Canoa Caiçara, é uma forma de estimular que a tradição não acabe e que novos caiçarinhas  continuam com o esporte e ao mesmo tempo com  a história das famílias caiçaras. “Eu mesmo comecei com 14 anos, estou com 47 e dou aula pelo Esporte para que a tradição perdure não só no esporte como na parte cultural da confecção das canoas”.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, é uma entusiasta da cultura caiçara e destacou que essas atividades despertam o interesse das novas gerações. “Resgatamos cada vez mais o folclore e a cultura caiçara para que eles sejam respeitados por todos”.  

Todos os ganhadores receberam como troféu uma pequena canoa caiçara confeccionada pelo artesão e pescador Miguel Andrade que durante o Festival do Camarão ensinou aos presentes como se uma embarcação de verdade.

Já para encerrar o evento, a Chef de Cozinha Michely Andrade aproveitou o tema da festa e fez cerca de 80 quilos de Risoto de Camarão para abastecer os competidores.

Confira os vencedores por categoria

Individual

1º lugar – Edmar Fernandes Soares – Zinho

2º lugar – José Antonio da Silva – Toninho

3º lugar – Bruno Duarte

Mista

1º lugar – Evilmar Fernandes Soares (Vilmar) / Evina Fernandes

2º lugar – Edvaldo Fernandes Soares (Duda) / Lucilene

3º lugar – Edmar Fernandes Soares (Zinho) / Elaine

Juvenil Mista

1º lugar – Evilmar Fernandes Soares (Vilmar) / Luiz Eduardo Soares

2º lugar – Eduardo Salinas / Matheus Schmidt

3º lugar – Edmar Fernandes Soares – Zinho / Gustavo R.de Fontes

Dupla Masculina

1º lugar – José Antonio da Silva – Toninho / João Pedro da Silva

2º lugar – Manoel Benedito de Carvalho / Eduardo Salinas

3º lugar – Clodoaldo Paes  / Bruno Duarte